8 de julho de 2024
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quantos acessos tem um site

É muito importante saber quantos acessos tem um site. E o Google Analytics é a sua ferramenta ideal para fazer isso. Afinal, ela consegue monitorar 100% do processo de maneira rápida e segura. E o melhor: com precisão nos dados.

Quer saber como? Então, continue lendo!

Resumo do artigo:

  • Aprenda a usar o Google Analytics para monitorar os acessos ao seu site de forma rápida, segura e precisa.
  • Empresários devem conhecer o básico dos acessos mensais, essencial para a saúde do negócio, e não depender apenas de agências de marketing.
  • Descubra as diferentes origens de tráfego (referência, orgânico, social, direto, pago e email) e como elas impactam sua estratégia de marketing.
  • Acesse relatórios de origem de mídia no Google Analytics 4 (GA4) para entender de onde vêm seus visitantes e otimizar suas estratégias.
  • Utilize dados do Google Analytics para melhorar a compreensão do comportamento do usuário, avaliar campanhas, segmentar público-alvo, otimizar o site e personalizar a experiência do usuário.

Veja também: qual a importância do blog para lojas virtuais e sites?

Afinal, como saber quantos acessos tem um site com o Google Analytics?

Vídeo:

O acesso ao relatório de quantos acessos tem o seu site é bem simples.

Na prática, você só vai precisar acessar o seu Google Analytics e a primeira página que você vai ver logo ao entrar, será justamente a página de acessos, como no print abaixo:

quantos acessos tem um site
A ferramenta ajuda a saber quantos acessos tem um site.

Perguntar isso a um empresário geralmente resulta em uma resposta vaga ou algo como: “eu não vejo isso, quem cuida disso é o pessoal do TI”.

Se você é o dono ou gerente da empresa e está lendo este artigo, não pode mais dar a desculpa de que essas informações de acessos não são sua responsabilidade! 

Muitos empresários contratam e investem em agências de marketing para obter respostas mais avançadas, como: “minha agência de marketing possui essas informações”. 

Embora essa seja uma desculpa mais profissional, é fundamental conhecer o básico sobre os acessos mensais, pois isso reflete a saúde da sua empresa. 

Se você está negligenciando essas informações, é hora de mudar. Afinal, o que não é medido, não é gerenciado.

Veja também: como postar no Google meu Negócio?

quantos acessos tem um site

As origens de tráfego

Além do tráfego geral do site, é importante destacar as origens de mídia. Ou seja, da onde os seus usuários estão vindo.

No Google Analytics, as origens de mídia representam as diferentes formas pelas quais os visitantes chegam ao seu site. Estas origens pode ser:

  • Referência (Referral): Visitantes que chegam ao seu site através de links em outros sites. Por exemplo, se um usuário clicar em um link para o seu site em um blog ou em uma notícia, essa visita será registrada como referência.
  • Orgânico (Organic): Visitantes que encontram o seu site através de resultados de busca não pagos nos motores de busca, como Google, Bing ou Yahoo. Estes visitantes geralmente estão procurando por informações relevantes e encontram seu site na lista de resultados de pesquisa, por meio do SEO.
  • Social: Visitantes que acessam seu site a partir de redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras. Essas visitas podem vir de postagens, compartilhamentos ou anúncios nas plataformas sociais.
  • Direto (Direct): Visitantes que acessam diretamente o seu site, digitando o URL na barra de endereço do navegador ou utilizando um favorito. Este tipo de tráfego indica que o visitante já conhece o seu site.
  • Pago (Paid Search): Visitantes que chegam ao seu site através de anúncios pagos em motores de busca, como Google Ads. Esses visitantes clicam em anúncios que aparecem nos resultados de busca pagos.
  • Email: Visitantes que acessam seu site através de campanhas de email marketing. Esse tráfego é registrado quando um usuário clica em um link dentro de um email que direciona para o seu site.

Essas diferentes origens de mídia ajudam a entender como os usuários encontram e acessam o seu site, permitindo otimizar estratégias de marketing e melhorar a experiência do usuário.

Veja também: Como fazer um site profissional passo a passo: 3 passos essenciais!

Como acessar o relatório de origem de mídia no Google Analytics 4 (GA4)?

Para acessar as origens de mídias do seu site, basta seguir o passo a passo do print abaixo, é bem simples:

quantos acessos tem um site 2
Acessar o relatório é bem simples.

Assim que você chegar nesta página, basta descer um pouquinho e vai encontrar todas as opções de origens de mídia, conforme print abaixo:

quantos acessos tem um site 3
No relatório você confere a origem dos usuários.

Veja também: Qual a diferença das Origem mídia no Google Analytics?

Qual é a importância de saber os dados que vem do Google Analytics?

Ao olhar para tantos dados, é comum ficar em dúvidas sobre o que fazer a partir de agora. No entanto, apoiar decisões em dados é fundamental. E o GA4 é uma excelente ferramenta para fornecer dados precisos. O que beneficia o seu negócio de muitas formas, como:

Compreensão do Comportamento do Usuário

Identificar a navegação dos visitantes, páginas mais visitadas e tempo de permanência.

Avaliação da Efetividade das Campanhas de Marketing

Medir o ROI, identificar as campanhas mais eficazes e comparar diferentes canais.

Segmentação de Público-Alvo

Analisar características demográficas, interesses e comportamentos dos usuários.

Otimização do Site

Detectar problemas de navegação, experiência do usuário e desempenho em dispositivos móveis.

Melhoria nas Estratégias de Conteúdo

Identificar tipos de conteúdo que geram mais engajamento e ajustar a estratégia.

Acompanhamento de Metas e Conversões

Monitorar metas específicas, analisar funis de conversão e medir a efetividade dos CTAs.

Veja também: Como criar um blog para a sua empresa? É importante para SEO?

Análise de Desempenho em Tempo Real

Monitorar o tráfego em tempo real e ajustar rapidamente as estratégias.

Benchmarking

Comparar desempenho com benchmarks do setor e ajustar estratégias competitivas.

Personalização da Experiência do Usuário

Utilizar dados para personalizar ofertas e conteúdos, aumentando a relevância e conversão.E aí, ainda vai deixar os dados do Google Analytics de lado? Eles são fundamentais para o seu negócio. Mas mais importante ainda, é saber utilizá-los em seu favor.

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