Entender a diferença da origem / mídia de tráfego no Google Analytics é de extrema importância para uma boa análise do setor de marketing digital da sua empresa. Há basicamente quatro tipos de origem de mídia de acesso no Google Analytics, sendo, acessos diretos (direct), orgânicos (organic), links de referências (referral) e CPC (cost per click).
Conseguir compreender estes dados de origem de tráfego é tão, mais tão importante que o próprio dono da empresa precisa ter noção do que é a origem de tráfego do seu site nos relatórios do Google Analytics, pois somente desta maneira será possível entender como os usuário estão chegando até o seu site e se os investimentos em determinado canal no marketing digital está valendo a pena.
Definição de Canal: quando menciono canal não estou me referindo diretamente a um canal de televisão, apesar que a ideia de canal tem total conexão :), canal de marketing é um meio de distribuição ou de transmissão de algo que nesse caso seria uma publicidade da sua empresa ou do seu produto e/ou serviço. Nos dias de hoje existem muitos canais de marketing, como por exemplo televisão, rádio, internet (redes sociais, marketing de conteúdo..), diversos canais de mídia offline e online.
Primeiro antes de explicar com mais detalhes sobre as origens de tráfego, é importante mostrar onde acessar as origens / mídia de tráfego no Google Analytics. Para acessar é muito simples, após logar no Google Analytics basta digitar a palavra origem na busca de relatórios e logo vai aparecer o relatório: Aquisição > Todo tráfego > Origem / Mídia.
Vamos a explicação detalhada de cada tipo de origem / mídia de tráfego no Google Analytics e para facilitar vou explicar na ordem que aparece o relatório abaixo, seguindo assim: google / organic, direct / none, referral e cpc
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Qual é a origem dos acessos de Google / Organic?
O Google / Organic são os famosos resultados de origem gratuita, ou seja, o seu site aparece no Google por merecimento, porém esse merecimento depende de variáveis importantes como ter um site bem preparado para que o Google possa ler ele de forma correta e para isso é necessário que o site seja desenvolvido e pensado para SEO (Search Engine Optimization). Mas não é só desenvolver o site pensado para SEO que vai posicionar um site. O marketing de conteúdo é de fundamental importância e fará com o que seu site esteja sempre atualizado, pois o Google adora sites atualizados e fazendo essa junção de SEO e marketing de conteúdo, o seu site tem grandes chances de ter muitos acessos de origem Google / Organic.
Em outros momentos o Google Analytics irá mostrar a palavra Organic sem a palavra Google, por exemplo, se o site tiver acesso através do buscador bing, irá aparecer Bing / Organic. Na imagem abaixo um exemplo de onde aparece os resultados vindos de busca orgânica no buscador Google:
Qual é a origem de acessos de (direct) / (none)?
Os acessos diretos (direct) / (none) são acessos de origem diretas, ou seja, um usuário que acessou o site foi até o navegador e colocou o endereço do seu site. Este tipo de acesso sempre vai acontecer quando o usuário já conhece a sua marca, ou ele viu alguma divulgação do seu endereço do site. Geralmente seus clientes atuais podem acabar entrando por acessos diretos (direct) / (none).
Qual é a origem de acessos de referral?
Referral na tradução literal teremos referência, por exemplo a Vale da Web faz sites, então quando fizemos um site colocamos o link do nosso site geralmente no rodapé do site do nosso cliente, desta forma assinamos a autoria do site e quando algum usuário clicar neste link vai levar direto para o site da Vale da Web. Observe que na imagem citada mais acima foi colocado em amarelo o item 5 e 7, pois se tratam de clientes nossos que não queremos mostrar o nome dos mesmos, estes são acessos de referência. Observe também que existe acesso de referral do Facebook.com e do m.facebook, assim como poderia ter acessos do Instagram ou de qualquer outro site espalhado na internet. É importante deixar registrado que quanto mais links externos apontando para o seu site (backlinks), melhor a chance de se posicionar no Google, veja este artigo sobre o que são backlinks?
Qual é a origem de acessos de google / cpc?
Google / cpc ou Google / Cost per click são os famosos acessos derivados de custo por clique, ou seja, acessos através da ferramenta do Google Ads (ou adwords como era conhecido até pouco tempo atrás). Diferente dos acessos de Google / Organic, no Google / cpc é necessário pagar o Google para o site se destacar no topo das buscas. Entenda um pouco mais sobre diferença de Google Ads (cpc) e SEO (organic). Na imagem abaixo um exemplo de onde aparece os resultados vindos de Google / cpc:
Escrito por: Luciano Arthur Bublitz, CEO da Vale da Web e Especialista em SEO.