Criação e Desenvolvimento de Sites em Blumenau SC

3 Passos para Contratar uma Empresa de Criação de Sites

como contratar empresa para fazer um site profissional
7 min leitura

Se você está procurando saber como contratar uma empresa de criação de sites, você chegou ao artigo que vai ajudar você a acertar de primeira e não perder dinheiro como muitas empresas e profissionais liberais costumam perder na contratação do seu primeiro site.

Caso prefira, ouça o episódio completo no nosso podcast:

3 Passos para Contratar uma Empresa de Criação de Sites

Antes de partir para o conteúdo, saiba que por mais que nós aqui na Vale da Web desenvolvemos sites e queremos vender um site para você 😁, neste artigo estou trazendo uma experiência de mais de 15 anos atuando com várias áreas dentro de uma empresa de criação de sites, portanto o que trago aqui é o que escuto no dia a dia de “futuros clientes” que chegam com frases como estas:

“Fiz o meu site com fulano e ele sumiu e não consigo suporte”

“Paguei o ciclano e ele não me responde mais”

“Comprei o site do Beltrano e ele me entregou só a metade”

“Fiz o site com o meu sobrinho e pensei que seria algo mais profissional e ficou muito ruim”

“Essa área de criadores de sites é terrível, já tomei prejuízos algumas vezes”

“Eu não aguento mais perder dinheiro com pessoal de site”

Passou por isso já? Se sim ou se não, saiba que posso montar um artigo de muitas frases só colocando as lamentações de muitos que navegam pela Internet tomando prejuízo atrás de prejuízos!

Acompanhe todo esse artigo em formato vídeo (Cuidados ao contratar uma empresa de criação de sites):

O barato e desconhecido pode sair caro, mas há exceções

No mundo de Criação de sites existe o sobrinho que faz o site, uma velha expressão que ficou muito conhecida e muitos já passaram por isso e fizeram o site com o sobrinho, esses sobrinhos às vezes podem dar certo, então da para arriscar um dinheiro neles 😁.

Eu já fui o sobrinho que fez o site para o meu tio, foi o primeiro site em 2003 e até hoje já foram mais de 1.200 sites feitos como Vale da Web e o site do tio continua no ar, porém, renovado algumas vezes, confira www.padariabublitz.com.br.

Contudo, meu caro leitor, sem ser soberbo, isso foi um acaso, a chance de um sobrinho dar certo não é muito grande, porém, dependendo do investimento às vezes vale a pena tentar, falando nisso, sabe quando eu cobrei? R$ 250,00 em 2003.

Vamos sair dessa introdução necessária e seguir para os 3 passos que você precisa saber para contratar uma empresa de criação de sites.

1 Design dos Sites já desenvolvidos

Entenda que a qualidade do layout é fundamental para você ter um site de sucesso. Se a sua casa estiver bagunçada, nenhuma visita vai ficar confortável nela e vai querer sair o mais rápido possível, com o design do site também é assim, usuários ficaram mais tempo se tudo estiver organizado.

Portanto, tenha atenção máxima aos layouts que aquela empresa ou profissional já fez. Contudo, podemos ter um problema aqui, afinal você não é um profissional de criação de sites para saber se um layout é bom ou ruim! Nesse sentido fiz um vídeo que vai ajudar você a entender melhor como diferenciar um layout profissional de um layout amador de site:

Como identificar um layout de site profissional vs Amador?

Se você tiver dúvidas ainda mesmo vendo o vídeo, tente consultar mais pessoas a sua volta, seja pessoa do trabalho ou qualquer amigo, assim você pode até fazer uma certa enquete.

Lembre-se, se os sites feitos pela empresa a qual você está cotando não tem um bom visual, esqueça, parta para fazer cotação com outra empresa.

2 SEO – Posicionamento no Google

Um site profissional só vai ser profissional se conseguir trazer clientes para o seu negócio. Nesse sentido o site precisa ter todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas.

O SEO na tradução literal é Otimização para Motores de Busca e para você compreender de uma forma leiga o SEO, você precisa fazer um teste de posicionamento com a empresa a qual você está cotando o site. Dessa forma você vai saber exatamente se aquela empresa tem ou não a devida atenção ao SEO durante o desenvolvimento de um site.

Como fazer o teste de SEO

De uma forma simples você vai abrir uma aba anônima (Ctrl+Shift+N) no Google Chrome e fazer a pesquisa local, por exemplo, vou utilizar a Vale da Web para exemplificar. Nós somos uma empresa de Blumenau SC, dessa forma se você procurar no Google algumas dessas variáveis de expressões chaves: “Criação de Sites Blumenau“, “Empresa que faz sites em Blumenau“, “desenvolvimento de sites Blumenau“, você deve encontrar a Vale da Web na primeira página.

Observe na imagem abaixo a busca por “Criação de sites Blumenau“, onde a Vale da Web aparece em primeiro lugar e abaixo dela dois concorrentes. Ou seja, se a empresa que você está cotando aparece na primeira página mais na parte superior (sem contar anúncios), possivelmente essa empresa pode ser boa em cuidar do SEO do seu site:

criacao de sites blumenau valedaweb
Busca por “Criação de Sites Blumenau”

Ainda assim para ter uma certeza maior, peça sites que foram feitos por eles (empresa ou profissional liberal) para ver se estes também se posicionam bem no Google.

Para entender mais ainda sobre SEO, veja o vídeo abaixo onde explico no detalhe o que é SEO e como ele pode ajudar o seu site a se posicionar no Google:

3 Entre em contato com um cliente da empresa / profissional

Essa dica é muito importante, você precisa entrar em contato com pelo menos dois clientes atendidos pela empresa / profissional que você está cotando o seu site. Além disso, procure também por avaliações sinceras e verdadeiras nas redes sociais ou diretamente no Google meu Negócio.

A boa empresa ou bom profissional vai oferecer essa informação de uma forma fácil, inclusive lhe passando até mesmo whatsapp de alguns clientes caso você queira consultar mais a fundo como foi todo o projeto do início ao fim.

Voltando a falar das avaliações do Google meu Negócio o qual hoje é muito utilizado e lá você pode ver as avaliações recebidas pela empresa e o conselho é: procure por empresas com mais avaliações e claro, avaliações de qualidade.

Para você conseguir ver as avaliações, digite o nome da empresa / profissional no Google e assim deve aparecer a ficha do Google meu negócio. Abaixo um exemplo do Google meu Negócio da Vale da Web:

Google meu Negócio Vale da Web
Google meu Negócio Vale da Web

Espero que você tenha compreendido como contratar uma empresa de criação de sites. Lhe desejo sucesso nessa busca. Caso queira fazer uma orçamento conosco, entre neste link: orçamento de criação de site.

Leia também:
3 Passos Fundamentais para Fazer um Site Profissional
Quanto custa um site mensal e um site profissional?
Qual a melhor plataforma para desenvolver um site?
Quanto custa um site?

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp