Qual a diferença entre SEO e Google Ads?

Qual a diferença entre SEO e Google Ads (Adwords)?

O SEO (Search Engine Optimization) é a forma de posicionar o seu site nos buscadores sem gastar com anúncios nas ferramentas de busca. O Google Ads (Adwords) é a forma de posicionar o seu site no Google através de pagamento por meio de cartão de crédito ou boleto.

Veja esse vídeo sobre a difrença entre Google Ads e SEO

Prós do SEO:

• Posicionamento gratuito nas ferramentas de busca;
• Empresas pequenas podem passar grandes marcas do mercado nas buscas;
• Se tiver geração de conteúdo contínua e um site nos padrões corretos de SEO, é possível se manter bem posicionado por anos;
• Pessoas confiam mais nos resultados gratuitos do Google do que os resultados pagos.

Contras do SEO:

• Demora para o seu site se posicionar, pode levar meses e/ou anos para ficar na primeira página;
• Trabalho duro de criação de conteúdo, somente assim o site vai se manter por anos no topo;
• O seu site precisa estar nos padrões de SEO e poucas empresas de desenvolvimento fazem isso de forma eficiente.

Prós do Google Ads:

• O resultado de aparecimento na primeira página do Google é praticamente imediato após a confirmação de pagamento, desde que as campanhas e anúncios estejam criados;
• Você só paga quando um usuário clicar no link do seu site;
• É possível criar várias campanhas diferentes para diferentes produtos;
• É possível testar vários anúncios diferentes para uma única campanha;
• Na forma manual de configuração é possível escolher quanto você quer pagar em cada palavra / expressão chave;
• É possível criar anúncios gráficos para a rede de sites parceiros do Google;
• É possível anunciar no Youtube, seja por anúncio texto, imagem ou vídeo;
• Existe uma opção de anúncio para marinheiros de primeira viagem, é o Google Ads Express, porém o custo dos cliques podem ficar bem caros.

Contras do Google Ads:

• Você se torna refém dos Google Ads, pois quando a verba financeira termina, o seu site vai desaparecer dos resultados de pesquisa;
• O custo por palavra / expressão chave pode ficar extremamente alto, pois o Google Ads funciona no formato de leilão;
• A configuração eficiente do Google Ads é complexa e caso não seja configurada de forma correta, a conta final pode ser alta para o anunciante.

Por fim, o SEO é excelente e o Google Ads (Adwords) também. Eu particularmente não tenho um favorito, pois isso vai depender muito de cada ramo de atuação. O melhor resultado é quando os dois são executados em paralelo. Espero que você tenha entendido.

Para mais informações sobre SEO, veja este vídeo abaixo:

Escrito por: Luciano Arthur Bublitz, CEO da Vale da Web e Especialista em SEO.

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Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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