Por que o WIX, Duda ou Wordpress não funcionam para você?

Aprenda de uma vez por todas como fazer o Wix, Duda e o Wordpress valerem a pena para você criar o seu site profissional.
24 de abril de 2021
Conteúdo do Post
Por que o Wix, Duda e Wordpress não funcionam pra você?

Por que o WIX, Duda ou WordPress não funcionam para você? Antes de mais nada, entenda que AMBOS FUNCIONAM MUITO BEM, porém, ELES PODEM NÃO funcionar para você!

O Wix, DUDA e WordPress precisam ser utilizado de forma correta, para que assim, os resultados sejam verdadeiramente alcançados. E é exatamente sobre isso que vamos discutir no conteúdo de hoje. Acompanhe e entenda.

Certamente você já deve ter se deparado com algum anúncio do WIX ou do DUDA ao longo do seu dia a dia na internet. Eu mesmo acabo lidando com isso frequentemente. Justamente por trabalhar com criação de sites e, dessa forma, estar diante de conteúdos deste ramo. Consequentemente, o WIX principalmente passou a aparecer ainda mais vezes para mim.

Já o Worpdress por se tratar de uma plataforma de código aberto, não tem esse foco de propaganda e cresceu muito mais que o Wix e o Duda desde o seu surgimento.

Entenda qual melhor plataforma: Duda, Wix, WordPress, ou programação própria?

Por que o WIX, DUDA ou WordPress não funcionam para você?

Antes de qualquer coisa, precisamos pensar no por que a propaganda do DUDA por exemplo, fala mal do WordPress? Não lembro de ter visto propaganda do WIX falando mal do WordPress, mas veja essa infeliz propaganda do DUDA denegrindo o WordPress (propaganda criativa, porém, maldosa):

É fato que o WordPress necessita de mais conhecimento e entendimento da ferramenta como um todo, para que hajam resultados verdadeiramente positivos. Inicialmente, eu mesmo há muitos anos atrás, por falta de conhecimentos sobre o assunto, não achava o WordPress interessante, como se ele fosse muito complicado de ser usado, porém tanto ele como WIX e Duda possuem um nível de complexibilidade no que tange o resultado final do trabalho, ou seja, se você conhecer bem as ferramentas e os conceitos de criação de um site, todas podem gerar resultados.

Depois que eu comecei a estudar ambos e principalmente o WordPress, com o intuito de compreendê-lo de fato. E a partir de então, eu pude concluir o quanto o WordPress pode ser encarado como uma verdadeira “maravilha do século” e está muito a frente de qualquer plataforma de criação de sites, afinal o Wodpress atualmente representa 43% dos sites no Mundo e ver propagandas contrárias de uma grande marca como o Duda, me deixa no mínimo triste e acho que isso nem poderia acontecer com uma empresa do tamanho da DUDA.

Mas quais são os conhecimentos necessários para fazer seu site no WIX, DUDA, WordPress ou plataformas semelhantes?

Bom, até aqui, já ficou claro que para que você tenha bons resultados com alguma ferramenta de desenvolvimento de sites, é necessário que você tenha conhecimentos bons em cima da plataforma que for escolher e isso é possível aprender com o tempo (tempo é dinheiro). Abaixo eu listo o que você precisa ter além do conhecimento da plataforma em si! isso fará a diferença entre o sucesso do projeto e do fracasso:

  • Design: Você sabe desenhar um site? Tem ideia de como desenvolver um layout para a web? Conhecer a fundo a melhor forma de criar um layout é fundamental e o profissional correto para isso é um Web Designer, especialista nisso e não qualquer pessoa, afinal você é um profissional de uma determinada área e você conhece muito bem a sua área, já o designer conhece muito bem a área dele e é preciso entender bem isso.
    Esse vídeo sobre diferenciação de Layout de Site Profissional x Amador pode lhe ajudar:
  • SEO: Você tem conhecimento em SEO? Ou seja, Search Engine Optimization? Você sabe o que é isso? Ou ainda, você tem ideia de como fazer o seu site pensado para o posicionamento no Google? Possivelmente não. Portanto, é aqui que nos deparamos com a necessidade de estudar – e muito! Afinal um profissional que entende de SEO, fará toda diferença em um projeto de site. O resumo é simples se o seu site for para o ar sem aplicar as técnicas corretas de SEO, ele estará pronto para o fracasso… Se um site vai para o ar pensado para o Google, em um ano ele pode pode muitos acessos, agora se for ao contrário, ele pode ficar longe da primeira página do Google e o resultado ficar zerado.
    Este vídeo sobre SEO pode lhe ajudar:

Mas como todas as plataformas de sites lidam com esses pontos de Design e SEO? Bom, podemos perceber que a venda é feita para o “povão”. Ou seja, sabe aquelas coisas que você não precisa comprar, mas acaba comprando? Como se esta “coisa” fosse a solução de todos os seus problemas? Pois é.

Fato é que os recursos para aplicar um bom design existe em todas as plataformas que trazem templates (modelos prontos de sites) prontos para você usar, já o SEO, existe certa explicação, porém é um entendimento que demora para você compreender de primeira e fazer um bom trabalho, e no SEO é onde mora o maior problema de toda a história de você fazer um site sozinho.

Eu sei que o empreendedor busca por algo mais fácil e barato para a criação do seu site. E ainda: ao se deparar com o gratuito que o WIX oferece, acaba-se que este empreendedor se sente muito convidado a iniciar o seu site nesta plataforma.

Entretanto, não podemos nos esquecer do ditado que diz que “gratuito, nem injeção na testa”, não é mesmo? Afinal, neste caso, quando você necessitar incluir algo mais profissional e alguns recursos importantes, você terá que pagar.

Em suma, quero que você entenda que ambas as plataformas (WIX, Duda e WordPress) são excelentes opções. Porém, é necessário que você tenha os conhecimentos adequados para ir lá e aplicar como tem que ser.

O que fazer diante disso?

Já ficou claro por que o WIX, Duda e Worpdress não funcionam para você se você não tiver os conhecimento básicos adequados, não é mesmo? Mas, o que deve ser feito de agora em diante?

A ideia inicial é que você procure um desenvolvedor de sites profissional que pode usar qualquer uma destas plataformas e aplicar um design profissional e um SEO profissional, porém esse segundo, SEO, é bem difícil de encontrar bons profissionais.

E para finalizar acredite se quiser, na própria plataforma do WIX por exemplo, existe um portfólio de sites feitos em WIX e muitos, mas muitos estão sem o SEO aplicado, porém vale ressaltar que a ferramenta disponibiliza um painel para os ajustes serem feitos da forma correta, mas o problema fica no conhecimento de o quem o faz, ou seja, quem fez o site não fez o SEO, logo esse site pode ter ficado bonito, mas não atingiu o necessário gerar visitas pelo Google.

Aprenda mais sobre criação de sites:

O que é um site Institucional? De A a Z

3 Passos para Contratar uma Empresa de Criação de Sites

3 Passos Fundamentais para Fazer um Site Profissional

Quanto custa um site mensal e um site profissional?

Quanto custa um site?

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: