13 de março de 2019
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Sua empresa ainda não acordou para o marketing de conteúdo? Saiba que o marketing de conteúdo é o que faz muitas empresas se manterem no mercado e quem não surfar nessa onda corre o risco de ver sua empresa afundar.

Antes de fazer a leitura é importante você entender o que é marketing de conteúdo: marketing de conteúdo é tudo que alguém ou uma empresa possa fazer para ajudar com conhecimento um outro alguém com seu conteúdo. Esse outro alguém geralmente vai ser o seu atual cliente ou o seu cliente futuro. As empresas podem usar um canal no youtube, ter um podcast , e/ou fazer criação de textos dentro do seu site (através de um blog ou uma página de notícias), tudo pensando sempre em ajudar seu cliente e seu futuro cliente. 

Em 1837 nascia a marca John Deere, atualmente uma das empresas mais fortes e mais conhecidas do mundo no segmento agrícola. A Deere & Company está presente em mais de 160 países e soma um total de 46 mil funcionários. Se você for a fundo na história desta empresa, poderá perceber que a evolução tecnológica foi fundamental ao longo de 182 anos para manter a empresa no mercado. John Deere iniciou o negócio com arados simples e manuais, e hoje é um dos maiores fabricantes de tratores e implementos agrícolas do Mundo. 

Afinal o que tem a ver a John Deere com a matéria falando sobre marketing de conteúdo?  

A John Deere foi a primeira empresa no mundo a trabalhar com marketing de conteúdo, isso porque seu fundador John sempre foi atento às histórias contadas pelos seus clientes que muitas vezes se queixavam dos problemas que tinham com os arados dos concorrentes da época, muitos diziam que estes arados não eram muito adaptados para aquele tipo de solo na cidade Grand Detour em Illinois, nos Estados Unidos da América. 

John sempre foi um bom ouvinte (será que você é um bom ouvinte com o seu cliente?) e em base das histórias e reclamações dos clientes, John aprimorou seus produtos e também ajudou os agricultores com suas dicas para utilização dos seus produtos. Se levarmos isso para o cenário da vida atual, quantas marcas hoje já apresentam seus produtos no Youtube e ensinam o consumidor a fazer a utilização dos seus produtos e quantas marcas já mudaram a forma de fazer o seu produto porque tiveram bons ouvidos e escutaram o seu público. 

O fundador da Deere & Company veio a falecer em 1886 e seu filho Charles Deere manteve a tradição do seu pai, sabendo escutar e também ensinar os clientes com seus produtos comercializados. 

Em 1895 com o propósito de ampliar a explicação dos produtos e dar dicas para os agricultores, foi lançada a primeira revista da empresa, a revista The Furrow que era um material extremamente valioso para os agricultores que em base da revista poderiam tirar proveito de mais conhecimento para melhorar suas lavouras e sucessivamente suas vidas. 

Revistas The Furrow

A Revista The Furrow continua na ativa e com o mesmo propósito, ajudar o segmento de Agricultura a se desenvolver e crescer, e claro dentro destas informações que ajudam estão inserido anúncios dos seus melhores produtos para implementos agrícolas e equipamentos industriais. E isso é o marketing de conteúdo de uma forma simples e direta. 

E agora se pensarmos no mundo atual com a explosão da internet, o que podemos fazer para se destacar? O que sua empresa está fazendo de conteúdo para ajudar seus atuais clientes e seus futuros clientes? 

Nos dias de hoje eu posso citar “n” tipos de marketing de conteúdo, a Revista The Furrow por exemplo continua 100% na ativa, sendo uma das mais antigas do Mundo. Além da Revista da John Deere, posso dar um exemplo das revistas / materiais que muitas contabilidades ainda distribuem para seus atuais clientes e também para clientes futuros. Esse tipo de material continua sendo impresso em muitos lugares, já em outros, somente materiais digitais, o que na verdade é o principal foco hoje, focar no digital. 

Fazendo uma analogia bem simples sobre o marketing de conteúdo aplicado em uma empresa: 

Vamos imaginar uma empresa que desenvolve um sistema financeiro para pessoas físicas e esta empresa deseja ficar cada vez mais conhecida, o que afinal esta empresa pode fazer para se destacar? 

A resposta é criar muito conteúdo para ajudar as pessoas com a parte financeira de suas vidas, desta forma as pessoas vão ser atraídas por boas dicas, seja estas dicas no blog desta empresa ou através de vídeos no Youtube. Aqui vale ressaltar que é importante que a maior parte deste conteúdo deve ser feito digitalmente, pois desta forma vai atrair muito mais possibilidades de pesquisas através dos buscadores como o Google. 

Importante: a criação de conteúdo no Youtube requer certo conhecimento para fazer algo muito bem feito, porém o bem feito não é melhor que o perfeito na maioria das vezes, por isso se jogue de cabeça e comece a produzir conteúdo e muito conteúdo, mas comece pelo texto. 

Em um resumo prático, para você começar a diferenciar a sua empresa, eu posso dar algumas dicas e ao mesmo tempo fazer perguntas para você responder dentro da sua cabeça:

• Quando foi a última vez que o seu site foi atualizado? Ele tem uma página de notícias ou de Blog? O conteúdo que está no seu site ou na página de notícias / blog ajuda alguém ou é apenas balela e cópia de um artigo da internet?

• Será que tem algo que você possa fazer para ajudar mais o seu público a entender o que sua empresa realmente faz e como realmente utiliza o seu produto? Como é aplicado o seu produto da melhor forma?

• Quando foi a última vez que atualizou as redes sociais da sua empresa? Esse conteúdo ajuda alguém ou é apenas uma coisa sem sentido que não ajuda ninguém?

Uma coisa é certa, se você executar o Marketing de Conteúdo de maneira correta, a sua empresa terá muitos resultados através das pesquisas realizadas na internet, seja no Youtube ou no Google, mas isso é assunto que dá mais um artigo, em breve falarei mais sobre esse tema, e para finalizar a última dica e informação para fechar esse artigo é: atualize com frequência o seu site com conteúdo em texto, seja dentro de uma página de blog ou de notícias, e ao longo do tempo veja os acessos do seu site decolar e junto disso, seu número de orçamentos e vendas aumentar.  

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo que eu respondo. 

Escrito por: Luciano Arthur Bublitz, CEO da Vale da Web e Especialista em SEO.

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