Quem é o responsável pela manutenção de um site?

Quem é o responsável pela manutenção de um site?

Uma dúvida que pode ser que você tenha, e por isso está lendo esse texto, é quem é o responsável pela manutenção de um site. A resposta varia muito e depende de cada caso. Mas nesse texto vou falar mais de quais são as possibilidades e como você pode lidar com cada uma delas. Então continue comigo para saber um pouco mais sobre o assunto.

Quem é responsável pela manutenção de um site?

Para responder a essa pergunta, primeiro você tem que ver o que foi contratado com a empresa que fez o seu atual site. Assim você vai conseguir entender melhor como agir no seu caso.

Muitas empresas trabalham fazendo a entrega do site pronto e partem para outra, no caso outro cliente. Entregam pronto para você, da forma que foi solicitado, te entregam um login e senha e deixam para você fazer a manutenção. Postar um novo texto no blog, cadastrar serviços e produtos, é tudo com você e eles não fazem nada dessa parte.

Há também empresas que fazem sites mais estáticos (sem a opção de login e senha para você editar) e acabam oferecendo também esse serviço. Então sempre que você quiser cadastrar um novo produto, colocar um texto no blog ou qualquer outro tipo de alteração, precisa pedir para a empresa que criou o site, fazer a execução.

Então as duas opções são essas. Ou você tem tudo à disposição para mexer ou o desenvolvedor que tem o acesso e faz tudo. Nesse segundo caso é cobrado normalmente um valor mensal para essa manutenção.

Espero que as informações tenham te auxiliado a entender melhor como funciona a responsabilidade pela manutenção de um site.

Mas é fundamental que você entenda que apenas ter um site no ar não vai ser a solução dos seus problemas. Um site que fica parado, sem atualizações e sem um trabalho profissional em cima não vai dar resultados. Você precisa direcionar para criar conteúdos, pensar na indexação das páginas e no posicionamento de sua empresa no Google e também no Google Meu Negócio. Isso é importantíssimo.

Caso contrário o que você terá apenas um cartão de visitas jogado em algum canto da sua sala. Então você precisa olhar para seu site com carinho e atenção sempre. E tratar como um negócio. Porque ter presença na internet deve fazer parte do seu negócio. E não tenha dúvidas do quanto é importante e pode te ajudar a ter mais clientes.

Se sua empresa ainda não tem site e você quer criar um ou se já tem um site e precisa aprimorar alguma questão, melhorar sua busca no Google ou algum outro assunto relacionado, entre em contato com a gente que podemos te ajudar! Orçamento de site.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp