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Como pedir avaliações corretamente no Google meu Negócio?

Como pedir avaliações corretamente no Google meu Negócio
8 min leitura

Existe um momento certo, uma forma certo de como pedir avaliações corretamente no Google Meu Negócio. Nesse artigo te explico isso no detalhe.

Antes de continuar! Você já sabe gerar o link de avaliação? Aprenda a gerar o link de avaliação do Google meu Negócio.

As avaliações do Google Meu Negócio são fundamentais para aumentar a visibilidade do seu negócio e aumentar a confiança dos seus futuros clientes. Portanto, isso é algo que não pode ser negligenciado.

É justamente por isso que estou trazendo esse artigo aqui para você, já que assim será possível solicitar avaliações da forma certa, melhorando o posicionamento da sua ficha dentro da sua região.

Quer saber mais? Então, veja a seguir como você pode realizar o pedido dessas avaliações!

Está sem tempo para fazer a leitura? Então confira o nosso vídeo sobre como pedir avaliações corretamente no Google Meu Negócio!

Entendendo um pouco mais sobre as avaliações no Google Meu Negócio

Ficha do Google meu Negócio da Vale da Web – Mostrando Avaliações

As avaliações indicam ao seu cliente a confiabilidade da sua empresa e a opinião de outras pessoas sobre ela.

Muitas empresas não percebem a importância que as avaliações do Google Meu Negócio possuem sobre suas próprias empresas na Internet e isso acaba sendo uma grande desvantagem competitiva.

Veja bem, quando alguém avalia positivamente a sua ficha no Google Meu Negócio, algumas coisas acontecem:

  • Primeiramente, o Google dá mais visibilidade a sua ficha, pois segundo o próprio cliente ela é confiável;
  • A avaliação positiva cria uma prova social sobre a sua empresa;
  • O aumento de visibilidade e a prova social fazem com que mais pessoas fechem negócios com a sua empresa.

Entretanto, existem empresas com mais de 10 anos no mercado que nem ao menos possuem 10 avaliações. Em muitos casos, elas podem ser melhores que as empresas concorrentes. Porém, como  não estão com boas avaliações, serão totalmente ignoradas pelo Google em uma busca.

Em contrapartida, empresas que dão uma boa atenção para as avaliações — mesmo possuindo um serviço comum — vão ter mais visibilidade e chances de alcançar as primeiras posições com suas fichas no Google Meu Negócio.

Ou seja, possuir muitas avaliações positivas é, no fim das contas, o que vai fazer a diferença na hora de conseguir mais clientes para o seu negócio.

Dito isto, é importante saber que existem 3 regras para solicitar avaliações e eu vou te explicar cada uma delas a seguir:

Às três regras para pedir avaliações corretamente no Google meu negócio são:

  • Regra 1: Viva de pedidos constantes para ter muitas avaliações positivas;
  • Regra 2: Há um momento cento para pedir;
  • Regra 3: Há uma forma certa de pedir.

Confira no detalhe as regras de como pedir avaliações corretamente no Google meu Negócio:

Regra 1: Viva de pedidos constantes.

O sucesso de uma ficha no Google Meu Negócio está diretamente atrelado às avaliações, que por sua vez, podem ser definidas por dois fatores: quantidade e qualidade. Bem, nós falaremos sobre a qualidade das suas avaliações em outro momento, pois nosso foco no momento será a quantidade.

Veja, é muito improvável que seus clientes decidam avaliar positivamente a sua empresa no Google Meu Negócio sem que haja uma motivação externa. São poucas as pessoas que se lembram de fazer isso.

É por conta disso que a sua empresa precisa assumir um papel central na solicitação de avaliações, justamente para fazer com que elas se tornem constantes.

Lembre-se: quanto mais avaliações você tiver, melhor será o seu posicionamento no Google; mais confiabilidade a sua empresa vai passar e maiores serão suas oportunidades de conseguir fechar novos negócios.

Guia completo do Google Meu Negócio

Regra 2: Há um momento certo para pedir avaliações no Google Meu Negócio

Bem, agora você já sabe que é preciso pedir avaliações aos seus clientes constantemente, contudo, é preciso entender que isso não pode ser feito a todo instante.

Na verdade, é preciso saber o momento certo para pedir avaliações no Google Meu Negócio. A grande questão é: quando é o momento certo?

De modo geral, a recomendação é de que a avaliação seja solicitada em momentos onde o seu cliente apresente uma propensão maior a fazer uma boa avaliação. Isso pode acontecer tanto em momento posterior à venda como também durante o pagamento dos serviços ou produtos adquiridos pelos clientes.

Por exemplo, aqui na Vale da Web nós trabalhamos com a construção de sites para os nossos clientes. Naturalmente, existe um período de tempo um pouco maior para que o nosso cliente consiga começar a perceber os benefícios gerados pelo site.

Nós esperamos esse período e então utilizamos o pós-venda para conversar com nossos clientes, entender como está sendo o desempenho do site, como isso está influenciando o negócio e também para solicitar uma avaliação no Google Meu Negócio.

Caso você tenha um restaurante, por exemplo,  é possível pedir ao seu cliente para fazer a avaliação do serviço na hora de fechamento da comanda. 

O seu cliente está satisfeito? Peça gentilmente para que ele faça uma avaliação!

Seja como for, você deve sempre estar buscando o momento onde o seu cliente está em seu maior grau de satisfação, pois isso te ajudará a conseguir avaliações com mais facilidade.

Todavia, é preciso deixar algo muito claro aqui: é sua responsabilidade realizar uma triagem entre os seus clientes para pedir avaliações somente daqueles que ficaram plenamente satisfeitos com o serviço/produto que foi adquirido.

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Regra 3: Você precisa pedir avaliações corretamente no Google Meu Negócio

Finalmente chegou a hora de solicitar a avaliação para o seu cliente. Mas como fazer isso? Quais palavras utilizar? Como garantir que ele faça uma avaliação que seja positiva para o seu negócio?

Conforme já comentamos, o ideal é que antes de solicitar a avaliação você faça uma triagem do seu cliente, por meio de perguntas como:

  • Gostou da qualidade?
  • Como chegou até nós?
  • O resultado foi o esperado?
  • Como foi sua experiência?
  • Gostou do atendimento?

O termo experiência não está destacado por acaso. Afinal, o seu maior objetivo deve ser destacar a experiência que o seu cliente obteve e permitir que ele a apresente em sua avaliação.

Além disso, é possível adequar suas perguntas ao seu segmento, abordando aquilo que fizer mais sentido para o seu negócio.

Se as respostas do cliente forem positivas, você pode pedir para que ele faça a avaliação no Google Meu Negócio destacando esses pontos em específico.

Assim, a avaliação do seu cliente será feita de uma maneira mais benéfica para o seu posicionamento dentro do Google Meu Negócio.

E lembre-se: é sua obrigação responder todos os comentários de clientes com muita atenção, carinho e zelo. Se o comentário de um cliente provocou arrepios pelo seu braço por conta da emoção atrelada a ele, é sua obrigação responder na mesma moeda. 

Veja esse exemplo aqui da Vale da Web:

Exemplo de avaliação excelente recebida no google meu negócio

Recebemos esse incrível comentário de uma cliente que mora no Japão e fez um site conosco. Tem coisa mais bacana do que ler algo assim?

É nossa obrigação responder a essa cliente da melhor maneira possível, dando o máximo de atenção, carinho e respeito. Nós sugerimos que você faça o mesmo com suas avaliações!

Possui alguma dúvida sobre o Google Meu Negócio? Confira os nossos conteúdos sobre o assunto e nosso curso de Google meu Negócio e os Segredos do Posicionamento Local.

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Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

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