O valor para fazer um site é à partir de R$ 3.000,00. Sendo que este tipo de site é o site Pré-Pronto, o qual usa uma base pronta de layout para ser desenvolvido. Já o site Personalizado custa à partir de R$ 8.000,00. Em ambos os casos o exemplo é de site institucional com as seguintes páginas:
– Home;
– Empresa;
– Produtos;
– Serviços;
– Contato.
Quanto custa um site? Entenda tudo que você precisa saber vendo esta sequência de vídeos que lançamos no dia 20/01:
O nosso CEO Luciano Arthur Bublitz gravou um vídeo onde explica quanto custa para fazer um site através da nossa Agência de Marketing Digital Vale da Web. Além dos dois valores apresentados para criação de um site institucional, Luciano também fala sobre os 8 Atributos indispensáveis que você deve saber na hora de contratar um fornecedor de site. Veja abaixo quais são estes atributos, e observe que alguns deles possuem link para artigos e vídeos mais detalhados sobre o assunto:
Atributo 1: Registro do domínio
O Registro do domínio (endereço do site) é por onde tudo começa. Atualmente o órgão nacional responsável por registros de domínios é o site www.registro.br. Qualquer pessoa pode fazer o registro desde que tenha um CNPJ ou CPF. O domínio pode ser registrado por pessoa física ou jurídica. O valor anual é de R$ 40,00. Aconselho sempre que você solicite a própria empresa que faz a hospedagem do site registrar o seu domínio. Para fazer registros de domínios .com é necessário utilizar outros serviços como o site e-dominios.com.
Atributo 2: Hospedagem Mensal
Todo site sempre vai precisar de uma hospedagem. A hospedagem de site nada mais é do que um computador que fica online 24h e irá receber os arquivos do seu site. O valor médio que você vai pagar por uma boa empresa de hospedagem é à partir de 15,00. O exemplo do site institucional que eu passo no vídeo, deve ficar entre 15,00 e 40,00 mensais. É necessário cuidar para não economizar muito na hospedagem para evitar pegar um serviço ruim, o que pode ocasionar em seu site e seus e-mails ficarem sem funcionamento por determinados períodos.
Atributo 3: O site precisa estar preparado para se posicionar nas buscas (precisa ter SEO)
O SEO é indispensável no site. SEO é termo derivado de Search Engine Optimization, traduzindo para o português temos Otimização de Sites para Motores de Busca. Dificilmente você vai encontrar este serviço bem feito em sites que você contrata através de mensalidades baratinhas.
Veja o vídeo: O que é SEO?
Atributo 4: O site deve ser responsivo ou mobile
Na hora de contratar o site não esquecer da pergunta de como ele vai abrir no celular! Ele é responsivo? Há possibilidade de ser responsivo ou ter uma versão mobile. Ambas as opções são boas, sendo que a segunda é mais interessante em casos de e-commerce. Atualmente há divisão de acessos vindos de celular e acessos vindos de computador, ou seja podemos dizer que é 50% de um e de outro e justamente por isso a importância do site ser responsivo.
Veja mais detalhes neste link: O que é um site responsivo?
Veja mais detalhes neste link: Qual a diferença entre site responsivo e site Mobile?
Atributo 5: Experiência do Usuário – Usabilidade
O visitante que acessar o seu site quer ter uma boa experiência de navegação, portanto na hora de contratar peça referências para avaliar os sites desenvolvidos pelo seu possível fornecedor. Os sites precisam causar uma boa experiência ao acessar, possibilitando fácil acesso ao objetivo principal do site, por exemplo, se é uma imobiliária, o visitante / usuário deve dar no máximo 3 cliques para chegar onde ele quer, assim ele vai ter uma experiência e o site será um site pensado para uma boa experiência e este tipo de site terá uma boa usabilidade / facilidade para o visitante / usuário.
Atributo 6: Https
Todo site novo deve ir para o ar com HTTPS. O Https nada mais é do que um protocolo de segurança (certificado ssl) instalado no servidor de hospedagem, e é a sua empresa de hospedagem que deve executar este processo, porém irá precisar do desenvolvedor do site para fazer alguns ajustes e deixar tudo funcionando.
Veja mais detalhes neste link: Qual a importância do certificado ssl?
Atributo 7: Plataformas Prontas
Na hora de contratar um site, há diversas plataformas prontas, porém é necessário muito cuidado na contratação de uma plataforma pronta. Dependendo do seu fornecedor, muitas vezes ele pode estar usando uma plataforma pronta de um terceiro, como é o exemplo do uso comum de WordPress (plataforma de blogs que ao longo do tempo se transformou em uma plataforma de sites), porém muitos desenvolvedores não possuem grande experiência com WordPress e assim quando a coisa aperta, ou seja fica complicada para fazer algo mais complexo, o desenvolvedor pode deixar a desejar e não conseguir realizar o trabalho. O pior cenário mesmo é quando acontece invasão de hacker, aí mesmo o desenvolvedor não vai conseguir resolver de uma forma tão fácil.
Atributo 8: Referências e Resultados do Desenvolvedor
Por último e não menos importante, busque todas as referências possíveis sobre o seu quase fornecedor. Procure entrar em contato com seus atuais clientes e também procure saber sobre cases de resultados e se possível confirme estes cases com os próprios clientes deste possível fornecedor.