O marketing de funil trata da jornada do cliente, em que representa todas as etapas em que um consumidor passa antes de uma compra.
Tem início quando descobre uma marca, e termina na retenção desse cliente, e devem ser todas bem pensadas para que não se perca no processo.
A otimização do marketing de funil está inserida dentro do planejamento de marketing digital, em que segue um formato amplo e se afunila para atender realmente aqueles que se interessam por um produto ou serviço.
Parte do método AIDA, definido por Elias St. Elmo Lewis no fim do século XIX, esse modelo de marketing de funil descreve estágios pelos quais os consumidores passam:
- Atenção
- Interesse;
- Desejo;
- Ação.
A modernização da publicidade inseriu o inbound marketing como parte do funil, tudo para otimizar a jornada de compra dos clientes.
O que é o Funil de Inbound Marketing?
O inbound marketing reúne um conjunto de procedimentos para agilizar a conversão de leads em clientes ideais e fiéis.
Dentro do marketing de funil, ele se posiciona para a orientação dos clientes em potencial, ou seja, os leads, ao longo da jornada de compra, desde a descoberta da marca, até a retenção e o encantamento, como propõe o método AIDA.
Estabelecer o inbound marketing na jornada de compra melhora a qualidade dos leads e, consequentemente, aumenta as vendas.
Isso se dá por causa da adaptação de conteúdo, pronto para atender aos interesses do público-alvo.
O que se segue, também, é no aumento de tráfego para um site e-commerce a construção de relacionamento de longo prazo junto aos clientes.
Gerar Leads e Conversão com Marketing de Funil
Todo o engajamento proposto pelo marketing de funil gera leads, e isso pode ser dividido por etapas distintas.
1. Definição de público-alvo.
Os produtos e serviços que sua empresa oferece ajudam a definir o seu cliente alvo, e para onde você deve direcionar seus esforços para gerar leads. Assim é possível entender os problemas, anseios e desejos do seu público-alvo, e até mesmo reduzir a nichos específicos.
Uma pesquisa de mercado ajuda a obter informações sobre esses leads, mesmo com a estratégia do funil de inbound marketing, promovendo dados que podem influenciar na continuidade dos esforços quanto à geração de leads.
2. Definição de objetivos
Os objetivos do marketing de funil devem seguir o planejamento de negócio, para que a geração e conversão de leads possa atender às metas a curto, médio e longo prazo.
Nesse caso, é importante ser o mais específico possível quanto aos objetivos, pois assim o desenvolvimento de conteúdo para o inbound marketing pode ter como foco os resultados que devem fazer parte dos resultados da empresa.
3. Escolha de canais de comunicação
Um blog e um site são mandatários quando se trata de marketing digital e, por isso, a decisão sobre os canais de divulgação precisa ir além do óbvio.
Os leads podem usar as mais diversas plataformas, como redes sociais, e o inbound marketing pode disponibilizar dados como e-mail e telefone. Até mesmo aplicativos personalizados da empresa e a produção de vídeos e podcasts fazem parte do planejamento geral de canais.
Nesse ponto, é importante alcançar onde o público está, e assim promover os canais para uma comunicação clara e eficiente.
4. Criação de conteúdo envolvente
Após determinar como o inbound marketing ajuda na jornada de compra, e quais os canais podem ser utilizados para a divulgação em massa, é preciso criar um conteúdo envolvente, para atrair os leads.
De acordo com os produtos e serviços oferecidos, é preciso pensar em tópicos interessantes para o público-alvo, assim como descobrir os problemas e desafios que eles enfrentam, e como uma empresa pode apresentar soluções.
Com as informações que o próprio inbound marketing fornece, pode criar conteúdo para postagens em blog, publicação em redes sociais e produção de material para podcasts e vídeos.
Nutrição e Monitoramento de Leads
Dentre os processos específicos ao marketing de funil, é preciso nutrir e monitorar os leads, para que eles compreendam que existem soluções e, assim, seguir a jornada de compra, onde se sente preparado para a tomada de decisão.
A nutrição de leads cria confiança e constrói um relacionamento com ações específicas, enquanto o monitoramento serve para aplicar ajustes quando necessário.
As análises pontuais ajudam na avaliação de cada etapa, e o que não funciona pode ser melhorado ou excluído.
Assim, os dados providos a partir do inbound marketing podem ser empregados para a geração e conversão de leads, a partir de métricas que atendem a jornada de compra do cliente em potencial.
Conclusão
Por fim, vale reforçar que a geração e conversão de leads envolve o inbound marketing, e o funil de vendas eficiente conta com processos necessários para encaminhar para que se tornem clientes pagantes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.