Alguns termos utilizados na área de Design geram dúvidas, talvez você já tenha se deparado com algum. Hoje vamos explicar o que são as siglas RGB e CMYK e por que uma impressão muitas vezes fica diferente do que se vê na tela do computador?
Este processo se deve a padrões de cores diferentes utilizados para cada finalidade! Claro que esta diferença também está relacionada com o tipo e qualidade de monitor que você está utilizando. A mesma imagem pode apresentar leves alterações na tonalidade das cores em monitores diferentes e também ao ser impressa. Basicamente podemos dizer que CMYK e RGB são padrões de cores utilizados em design de projetos, na criação de diversos materiais, gráficos e para web. Por isso ao criar uma arte é preciso ter em mente qual a finalidade do trabalho!
O que é RGB?
RGB corresponde às iniciais de 3 cores, são Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padrão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral. Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificialmente através de determinados focos de luz).
O que é CMYK?
CMYK corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas. Este padrão é mais usado para impressão em papel, como jornais, livros, revistas, folders, cartões, em que as 4 cores de tinta geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.
No caso de imagens para web o padrão adotado deve ser o RGB, enquanto que, em se tratando de materiais impressos, deve-se utilizar o padrão CMYK.
Ou seja, o seu monitor sempre emitirá cores RGB que serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Porém, para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso sempre haverá uma variação.
Mas, se a sua imagem foi reproduzida no modo RGB, é possível convertê-la para o modelo CMYK, basta ter instalado um software de edição de imagens como o photoshop. Por isso ressaltamos que ao fazer seu pedido você especifique a finalidade, desta forma o Designer saberá fazer a escolha de qual esquema de cores empregar em seu projeto!
Vale ressaltar que estes dois sistemas não são os únicos utilizados, além do CMYK e do RGB existem vários outros padrões de cores, como exemplo o Pantone.
Pantone é uma tabela de cores primárias criada pela empresa Pantone Inc. com numeração específica, serve de referência para identificar a tonalidade de cor exata (100%) evitando variações de cores na impressão. Este sistema consiste em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores e também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas, cromadas, dourado, prata e as fluorescentes.
Nossa dica é que antes de fazer a impressão final de uma arquivo, solicite a gráfica uma prova de cores, que nada mais é que um modelo de como ficará seu material, assim você evita desperdício de tempo e dinheiro!
Caso você ainda tenha alguma dúvida deixe um comentário, se quiser sugerir um próximo post, envie um e-mail pra gente no carla@valedaweb.com.br