Qual a diferença entre um site responsivo e um site mobile?
8 de Abril de 2016

Qual a diferença entre um site responsivo e um site mobile?

Hoje em dia não se pode mais construir um site sem pensar em sua visualização em dispositivos móveis, o número crescente destes dispositivos e gadgets é visível. Estamos cada vez mais conectados, a toda hora, o tempo todo, em todos os lugares.

Então imagine se o seu site tiver uma navegação difícil, em que as informações estão comprimidas na tela do celular, sendo necessário dar zoom e arrastar o texto o tempo todo para ler. Acredite usuários desistem de sites assim, eles procuram uma melhor experiência ao acessar um conteúdo. Todo site pode ser acessado de dispositivos móveis, mas a diferença está na forma como as informações são apresentadas. Eis que entra a importância das versões responsiva e mobile.

O que é um Design Responsivo?

O Design responsivo consiste em se adequar um mesmo layout a várias telas, não importa em qual dispositivo o site esteja sendo exibido. É graças a esta técnica que o usuário que acessa um site através de um desktop tem a mesma qualidade de quem tem em mãos um dispositivo móvel.  

Leia mais em > "O que é um Site Responsivo"

O que é a versão Mobile?

É um site próprio para dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets, são sites que se adaptam a todos os dispositivos independente do tamanho de tela, mas são sites que não são visualizados em computadores desktop ou notebooks. Em um site com a versão mobile você pode manter a mesma identidade visual do seu site no desktop, mas a organização das informações na tela obedecem conceitos diferentes, ou seja, um site mobile tem um formato diferente do convencional. Ter um site para desktop e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos.

Como funciona um site Mobile?

Os arquivos do site, como imagens e scripts, podem até ter o mesmo caminho dependendo do caso, porém os arquivos html são outros, inclusive alguns sites mobiles ficam em subdomínio, como por exemplo o site da globo quando você acessa o site de um celular o site fica com o endereço “m.globo.com”. Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.

Em resumo, um site responsivo é aquele que se ajusta a todos os tamanhos de tela e site mobile é uma versão totalmente independente.

Mas qual versão é melhor?

Nem uma, nem outra, as duas são importantes, são tecnologias que não competem entre si, cada uma atende a uma necessidade diferente.

Cada projeto é único, cabe a você (ou a nós) escolher qual a versão mais viável para a sua empresa e seu público alvo. Mas uma coisa é certa: a necessidade de atender estes “usuários mobiles”. 

Leia também: ">Porque devo ter um site Responsivo?

Texto: Carla Janaína Daugs