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Manual de identidade visual. Qual sua importância?

4 min leitura

Muitos clientes no momento que buscam a criação da sua identidade visual nos questionam sobre a importância de ter um Manual de Identidade da marca. Pois bem, este manual não é considerado um item obrigatório para todos. Na verdade parte do princípio e da necessidade de cada empresa, o problema é que muitos não sabem do que se trata um manual de identidade visual, por isso preparamos este artigo para entender sua importância e seu conteúdo.

 
Toda marca precisa de um Manual?

Não necessariamente. Uma empresa menor utilizada sua marca apenas no site e cartão de visitas, por exemplo, então não precisa de um manual muito complexo, porém precisa de um guia, mesmo que de poucas folhas mas que contenha algumas diretrizes. Já uma empresa que possua diversos materiais, ou que visa crescimento próximo, precisa de um manual de identidade visual completo. Somente assim a empresa conseguirá preservar suas características visuais em todas as aplicações.
Afinal o que é um Manual de Identidade Visual
Também conhecido como Manual de Identidade Corporativa, ou apenas Manual da Marca, é um documento, eletrônico ou impresso, que contém normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca. Ou seja, o manual da marca serve para direcionar o uso e a forma de aplicar todos os elementos visuais que fazem parte dela.
Quem desenvolve?
O manual deve ser desenvolvido pelos mesmos profissionais (geralmente Designers) que realizaram a criação do logo, onde os mesmos saberão impor todas as especificações no documento.
A criação deste documento é vista como uma etapa complicada do trabalho, afinal exige dos profissionais um estudo do detalhamento do Logotipo desenvolvido. Os designers costumam criar estes Manuais em programas para diagramação como o Adobe InDesign ou o Illustrator e os documentos normalmente são enviados para clientes em formato PDF ou impressos. Lembrando que, qualquer modificação ou alteração destes elementos descritos no manual e feitos por outras pessoas prejudica a identificação da marca.

 

Qual o conteúdo de um Manual de Identidade Visual?
Em relação ao conteúdo, o ideal é que sejam incluídas normas e recomendações sobre o contexto de construção da marca, não existe uma regra universal, cada desenvolver vai sentir a necessidade da criação do Manual específico para cada marca.

 

É comum vermos os seguintes itens:
– A explicação dos elementos utilizados na construção da Logo (ex. símbolo, logotipo)
– Dimensões do logo
– As dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade na leitura
– As variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
– Área Livre (espaço que não pode ser utilizada em torno dela)
– Fonte utilizada (tipo de letra)
– Paleta de cores utilizadas em diferentes formatos (CMYK, RGB, Pantone)
– Aplicações sobre fundo e diversos (negativo e positivo)
– Modelos de aplicações em papelaria, etc.

 

Vantagens de ter um Manual de Identidade Visual

São muitas as vantagens de sua marca possuir um manual de normas, este documento pode padronizar seu Logotipo evitando que ele apareça de forma incorreta para seus clientes.
Este documento irá assegurar as características do Logotipo em diferentes formatos, sua marca não pode perder a essência. Formatos distintos possuem condições, potencialidades e limitações distintas, e o manual vai considerar tudo isso. Ao mesmo tempo proporciona agilidade em aplicações diferentes, independente se no meio Online ou impresso, com o manual se evita surpresas e automaticamente promove a economia, não tendo desperdícios com materiais impressos errados.

 

Acredite, sua marca deve encantar o público, transmitir credibilidade e isto certamente não se consegue com logotipos distorcidos, fora do padrão, com cores diferentes da sua identidade.

 

Por isso, essa é nossa missão oferecer a você soluções com qualidade capazes de despertar o poder da sua marca trazendo resultados satisfatórios. Entre em contato e conheça nossos serviços, se ainda estiver com dúvidas deixe seu comentário abaixo!
 
Texto: Carla Janaína Daugs

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

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