16 de maio de 2016
Conteúdo do Post

No dia 28 de abril o nosso gestor Luciano Arthur Bublitz apresentou a Palestra de SEO para Jornalistas em Rio do Sul na Faculdade Unidavi. 

SEO de Search Engine Optimization, traduzindo para o português, Otimização de Sites para Motores de busca, nada mais é do que aplicar técnicas de escrita e de programação no site para que o mesmo possa ter um bom posicionamento nas buscas realizadas por buscadores, se quiser saber mais, veja este vídeo (vídeo parte 1 e vídeo parte 2) que explica tudo isso detalhadamente (vídeo em resolução baixa gravado ao vivo pelo Facebook). Se preferir também pode ouvir o áudio no podcast da Vale da Web https://soundcloud.com/valedaweb/palestra-seo-para-jornalistas-em-rio-do-sul-na-faculdade-unidavi.

O convite para a realização da palestra foi feito pelo Professor Dr. Marcio Varela e a Palestra foi direcionada a turma do quinto semestre de Jornalismo.

Na palestra foram abordados diversos temas relacionados a melhor forma de ter um excelente resultado em sites de busca através da criação de notícias cadastradas em sites, portais e blogs. 

Além do tema abordado, Luciano mostrou o quanto foi importante ter a expertise de agir rapidamente com o SEO enquanto a concorrência não se atentou a isto há mais de 8 anos atrás quando a agência Vale da Web ainda estava caminhando pelos seus primeiros anos de empresa.

Fiz três perguntas para o Luciano poder contribuir com este post para contar mais sobre a importância de ter feito esta palestra para os estudantes de Jornalismo:

    1. Em um resumo, qual a importância de poder falar com estes jovens alunos sobre toda a experiência adquirida com SEO e estando frente a gestão da Vale da Web há mais de 10 anos.

R: Eu particularmente gosto bastante quando posso contar experiências vividas para jovens estudantes que estão cursando seus cursos, seja lá de qual for a área. Assim como muitos ali que estavam sentados, eu também já estive nessa posição e foi desta posição que tive a necessidade de criar o nome da Vale da Web, transformando assim a Vale da Web em uma agência respeitada e tive o prazer de poder contar detalhes sobre isto na palestra. Já a importância de ter tido a experiência com SEO no decorrer da vivência a frente da Vale da Web, foi sem dúvida um complemento que faltava para fazer a empresa se posicionar bem no mercado desde 2007/2008 e é basicamente isto que tentei colocar na cabeça dos que ali estavam presentes. SEO é um grande negócio para trabalhar ao seu favor.

    2. Qual realmente foi a mensagem principal que você passou nesta palestra se tratando de SEO e experiência de vida com SEO dentro da Agência?

R: SEO pode mudar drasticamente os negócios de uma empresa ou de uma vida profissional e não adianta ter a melhor produção de conteúdo do mundo, se você não tiver com o seu site ou blog preparado para ser indexado no Google utilizando as técnicas mais profissionais disponíveis no mercado.

    3. A pergunta que todo Jornalista quer saber: um Jornalista precisar se especializar em SEO para ser o melhor?

R: A resposta é não. Ter o conhecimento básico é o suficiente para o Jornalista estar preparado para poder criar seus conteúdos e ter a certeza de que estes conteúdos escritos com alma (detalhados, verdadeiros, bem explicados, etc) tenham o resultado esperado. SEO a fundo deve ser deixado para profissionais de Marketing Digital. Jornalistas precisam focar no que fazem de melhor, mas devem entender o abc do SEO para se dar bem e nesta palestra eu resumi este abc.

A palestra teve transmissão ao vivo pela Fan Page oficial do Curso de Jornalismo da Unidavi a qual disponibilizou o vídeo em seu Facebook.

Texto publicado por: Fernanda Cristina Pereira. 

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: