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O que é SEO e como ele pode ajudar o seu negócio

3 min leitura

Você certamente já fez uma pesquisa em algum site de busca na internet e, invariavelmente, clicou em algum dos primeiros resultados. Pois saiba que esses sites não estão ali por acaso. Para alcançar as primeiras posições do ranking, esses sites fazem um intenso trabalho de SEO – Search Engine Optimization. Mas o que é isso e como funciona?

Os sites de busca como o Google “escaneiam” o seu site (e seus códigos) e levam para o topo do ranking as páginas que apresentam as informações mais relevantes para determinado termo de busca. Otimizar seu site significa então torná-lo mais “amigável” para os mecanismos de busca e consequentemente, melhorando o seu posicionamento e atraindo mais visitas.

O SEO consiste em uma série de boas práticas a serem implantadas no seu site e incorporadas na sua rotina para aumentar as chances do seu conteúdo ser visto. Veja a seguir algumas dicas práticas para você aplicar já no seu site:

URL amigável

Evite URLs com muitos códigos e números e dê preferência a URLs amigáveis, que contenham a palavra-chave ideal para o seu negócio. Assim, a leitura tanto para os leitores quanto para os mecanismos de busca será facilitada – aumentando suas chances de alcançar uma boa posição.

Nomeie suas imagens

Ao invés de utilizar o nome do arquivo da imagem ou uma descrição genérica como foto1, descreva a imagem de acordo com o conteúdo da sua página. Também inclua um texto alternativo para ser mostrado caso a imagem não carregue. Esse tipo de informação também é levado em conta pelos mecanismos de busca e pode melhorar a posição do seu site. Lembre-se também de sempre optar por imagens de boa resolução e com direitos de uso respeitados.

Faça bom uso de palavras-chave

Recomenda-se a utilização de palavras-chave entre 1 a 5% do total do texto da página. Escolha palavras-chave que descrevam o seu negócio e certifique-se que o texto seja fluido e agradável ao leitor. Encher seu texto de palavras-chaves para aumentar sua relevância pode ser um tiro no pé, já que a prática é considerada ilegal e pode ser penalizada.

Qualidade do conteúdo

Não fique refém de regras e manuais de texto para a internet. Concentre-se no que você conhece de melhor: seu produto e seus clientes. Pense em como o usuário está buscando esse assunto e escreva para que ele o encontre mais fácil, de forma clara e objetiva. Seja original acima de tudo, a cópia de trechos ou textos completos da internet, além de ser crime, pode tornar o seu site irrelevante. Já a criação de conteúdo próprio e interessante para o leitor, só vai fidelizar o seu público e garantir uma boa imagem para a sua marca.

Confira este vídeo para entender melhor sobre o que é SEO e como melhor o posicionamento do seu site no Google:

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

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