Google pode privilegiar sites com Https
26 de Setembro de 2014

Google pode privilegiar sites com Https

Todo mundo que já acessou algum site na vida percebeu que no começo da URL do site está escrito "Http" ou " Https"

Http (Hyper Transfer Protocol) é um protocolo, uma determinada regra que permite a troca de informações entre o computador do usuário e o servidor que abriga o site que está sendo acessado. Ou seja, uma vez conectado no site com esse protocolo, as máquinas podem enviar e receber informações. Porém existe um certo problema para estes protocolos, sob determinadas situações como redes Wi-fi ou conexões inseguras, é possível a interceptação dos dados. Nestes casos o protocolo Http não é indicado para sites onde há transferência de dados importantes como senhas de banco, dados bancários em geral ou outras informações relevantes.

É aqui que entra o Https (Hyper Text Transfer Protocol Secure) basicamente ele é um protocolo que utiliza comunicação criptografada, o que aumenta a segurança.

Para você saber se está em um site criptografado basta observar o início da URL se contém as letras Https, e um símbolo de cadeado também.

Mas afinal que tipo de privilégio o Google irá oferecer para os sites em Https?

Nos últimos meses o Google tem adotado a criptografia como padrão.  Agora ele quer que os outros sites o façam também, porém para incentivar isto o Google irá beneficiar os resultados de busca das páginas que adotarem o protocolo SSL para criptografia.Ou seja, o protocolo Https irá ajudar no posicionamento do site nas buscas do Google. Segundo Zined Ait Bahaji e Gary Illyes, funcionários do Google, esta ajuda é leve ainda, porém a empresa já fala em fortalecer este critério com o tempo.

Por tanto além de ajudar na segurança do site, o protocolo Https também irá auxiliar no bom posicionamento dentro das buscas do Google.