47 99750-8526

Criação e Desenvolvimento de Sites em Blumenau SC

Qual a Diferença entre um Site Desenvolvido em um Construtor e um Site Desenvolvido no  WordPress

Assim que você decide criar um website, seja pessoal ou para sua empresa, sempre surge a dúvida de qual ferramenta usar para isso.
diferenca-entre-construtores-de-sites
7 min leitura
Site Desenvolvido em um Construtor x Site em Wordpress
Site Desenvolvido em um Construtor x Site em WordPress

Assim que você decide criar um website, seja pessoal ou para sua empresa, sempre surge a dúvida de qual ferramenta usar para isso. Não só o desempenho do seu site depende disso, mas também o sucesso potencial do seu negócio. Todas as ferramentas  têm suas vantagens e desvantagens.

Neste artigo, vamos revisar e comparar dois tipos de  ferramentas: WordPress e construtores de sites. Vamos entrar em detalhes sobre o que são essas duas ferramentas.

WordPress ou Construrores de sites ? 

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Esta ferramenta permitirá simplificar o processo de criação de um site sem custos adicionais de desenvolvimento. O WordPress é o CMS mais popular do mundo, o que significa que é confiável. O WordPress é superior aos seus concorrentes em muitos aspectos, principalmente Drupal e Joomla.

Os construtores de sites também são ferramentas  muito boas para criar  websites seja em uma versão paga ou gratuita. Um site no construtor ou  no WordPress, é criado de forma muito simples. A principal vantagem do construtor é a interface de arrastar e soltar, no entanto, o WordPress também fornece esse recurso, que discutiremos com mais detalhes abaixo.

Decidimos considerar ambas as soluções do ponto de vista de vários aspectos principais: simplicidade e flexibilidade de trabalho, design,, custo, hospedagem e suporte técnico aos usuários.

Simplicidade e flexibilidade de utilização 

Bons construtores de sites como Weebly ou Wix são muito fáceis de trabalhar. Eles têm um editor visual que permite colocar qualquer elemento em todo o plano do seu site e depois modificá-los em um editor WYSIWYG (“o que você vê é o que você obtém”), o que é bastante conveniente para você ver seu conteúdo quase igual ao que será na realidade antes de coloca-lo online.

O WordPress possui um editor visual com uma interface WYSIWYG por padrão. Embora o WordPress não inclua um construtor de páginas como padrão, ele vem com muitos modelos. Um exemplo desse construtor é o plug-in profissional do Visual Composer.

O WordPress é uma plataforma aberta que permite que você coloque seu site em funcionamento da maneira mais rápida e fácil possível. Tudo o que você precisa é instalar o WordPress em um domínio e hospedagem que combina com você, escolher e personalizar o modelo como desejar e, finalmente, preencher o site com conteúdo.

Ao contrário dos construtores de sites, o WordPress leva mais tempo para aprender, embora o processo seja bastante simples. Para trabalhar com ambas as soluções, você não precisa ter experiência em programação. Embora a capacidade de editar o código seja fornecida somente no WordPress

Funcionalidade

Uma das vantagens mais importantes da plataforma WordPress é sua versatilidade. Você pode criar absolutamente qualquer site sobre qualquer assunto. Isso é amplamente garantido por causa de um grande número de designs prontos para várias aplicações.

 Ao contrário dos criadores de sites, todas as ferramentas que você pode usar para trabalhar com o WordPress são desenvolvidas por pessoas diferentes, não apenas pela equipe por trás da ferramenta. Isso porque o WordPress é um sistema de código aberto, e qualquer pessoa pode participar do desenvolvimento e manutenção de templates, plugins e muitas outras ferramentas. Todas essas ferramentas, mesmo as gratuitas, são estritamente controladas por uma equipe de especialistas em WordPress.

Os construtores de sites, ao contrário dos sistemas CMS como o WordPress, não são flexíveis. Sim, eles também suportam muitas ferramentas, embora sua escolha não seja tão ampla. Além disso, pode ser difícil criar um site para vários fins. Por exemplo, para criar um site de loja online no Wix, você deve definitivamente atualizar para um plano premium separado.

As áreas de atividade para as quais você pode criar um site com base em construtores de sites são muito mais restritas e abstratas do que no WordPress. Você pode criar um site regular para uma pequena empresa, organização sem fins lucrativos, restaurante, portfólio e site pessoal. Mas, por exemplo, com o Weebly, você não poderá criar um site universitário completo. No WordPress, você não está limitado e poderá criar um site para fins mais diferenciados.

Design 

Outra grande vantagem da plataforma WordPress é sua enorme comunidade, que é frequentada por um grande número de desenvolvedores. É em grande parte devido a este fato que este sistema é tão poderoso.

No site do WordPress, você pode encontrar muitos modelos e plugins gratuitos prontos. Devido à abertura e popularidade dessa plataforma, muitas empresas e programadores terceirizados estão envolvidos no desenvolvimento de soluções para WordPress. Existem muitos sites onde você pode comprar templates, plugins, ícones e muitas outras ferramentas para diversos sistemas CMS, incluindo WordPress.

Ambas as soluções são bastante convenientes em termos de personalização do design do site, e você pode fazer isso sem tocar no código. Confira aqui  as avaliações antes de qualquer compra. Ao contrário dos equívocos apresentados em muitas análises, o WordPress suporta uma interface conveniente de arrastar e soltar com a qual você pode construir manualmente todas as páginas do seu site, assim como ao trabalhar com construtores de sites.

Preço

Criar um site com WordPress não é tão caro quanto com um construtor de sites. Mesmo que você não esteja construindo um site com base em um modelo gratuito, seus custos podem ser muito menores do que ao construir um site com um construtor de sites como o Wix. Você só precisa comprar um modelo (de $ 29 a $ 100), bem como comprar um domínio e hospedagem de qualquer empresa de hospedagem de sua escolha. 

Se você escolher um construtor de sites, será obrigado a escolher o plano de hospedagem que lhe é oferecido. Nesse caso, os custos podem ser ainda maiores do que ao criar um site baseado em um sistema CMS. 

Seu site poderá estar  localizado em um domínio de segundo ou terceiro nível. Portanto, queremos avisá-lo imediatamente que, se você deseja criar um site profissional usando o construtor, terá que escolher imediatamente um dos planos pagos. Seu custo varia de US $4 a US $40 / mês. Para criar uma loja online, como regra, você precisa usar um plano tarifário separado, enquanto no WordPress, muitos modelos suportam inicialmente um plug-in especial para esse fim (por exemplo, WooCommerce), que permitirá que você implantar sua plataforma de vendas.

Suporte técnico

O suporte dos criadores de sites é de alta qualidade e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode usar as instruções, bem como entrar em contato com o suporte por e-mail, chat ao vivo ou pelo fórum.

O WordPress tem um fórum comunitário sério onde você pode encontrar respostas para todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do site e templates. Além disso, ao comprar modelos, você geralmente recebe suporte semestral/anual de desenvolvedores.

Como você já deve ter entendido, não existe solução milagrosa para criar seu site. Com construtor de sites ou com CMS tudo depende do tempo que você quer investir, do seu conhecimento técnico,  do orçamento à sua disposição e da finalidade do seu site. Antes de começar, não hesite em testar diferentes ferramentas para escolher aquela em que você se sentirá mais confortável. E acima de tudo, uma vez que seu site esteja construído, não se esqueça de trabalhar no SEO do seu site.

Esta foi uma matéria publicitária.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

BUSCAR NO BLOG

Podcast - Última Publicação

Youtube - Última Publicação

Facebook e Instagram