Facebook: diferenças entre um perfil e uma página de fãs
28 de Janeiro de 2016

Facebook: diferenças entre um perfil e uma página de fãs

Ainda é muito frequente entre os usuários que estão presentes no Facebook confundir perfil com página de fãs. Por isso separamos uma explicação sobre essa diferença:

Perfil

Quando decidimos nos cadastrar pela primeira vez no Facebook, estamos criando uma conta individual chamada de perfil pessoal. É com ela que podemos procurar amigos, junta-los à nossa rede de contatos, publicar fotos, textos e vídeos, saber aniversário, eventos, bater papo online, fazer parte de grupos, etc.

Ao adicionarmos alguém como amigo no perfil, estamos automaticamente aceitando compartilhar com essa pessoa as nossas informações pessoais, as nossas publicações na linha do tempo. Também temos a opção de enviar mensagens privadas a um amigo, ou a vários ao mesmo tempo.

Para criar uma conta no Facebook acesse > facebook.com.br

Uma nota importante acerca do perfil, e que muitas vezes é ignorada, é que num perfil não é permitido impulsionar/promover publicações da forma paga, ou seja criar anúncios.

Por isso que entram as famosas Fanpage.

Página de fãs (Fanpage)

As páginas de empresas no Facebook não têm “amigos”, mas “fãs”, por isso menciona-se o termo fanpage (em inglês). Uma Fanpage tem o propósito de utilização mais profissional e oferece muito mais possibilidades em relação ao perfil pessoal. Ao contrário de um perfil, onde apenas podem aceder os amigos, uma página de fãs está disponível a todos.

Para criar uma página no facebook hoje é obrigatoriamente ter um perfil pessoal, então ao ser criada uma página de fãs, o criador da mesma passa a ser automática mente o seu administrador, este tem a opção de convidar outras pessoas para também administrar a página, cada um terá o seu login e senha pessoal, mas poderão administrar a mesma Fanpage.

Apenas a fanpage permite a customização ao seu negócio, e não tem limite de fãs, já o seu perfil pessoal sim. Com a Fanpage você pode criar aplicativos de ações, fazer anúncios direcionados e promover produtos ou serviços, mensurando os resultados. É possível obter dados estatísticos sobre as visitas e participação dos fãs, como dados de faixa etária, gênero e a repercussão da página sobre quantas pessoas visitaram, de onde elas são e quais os posts mais comentados e curtidos.

Antes de finalizar, separamos uma breve descrição de termos muito utilizados nesta rede de relacionamentos:

> CURTIR: É o sinalzinho do positivo. É a forma mais comum de interagir no Facebook. Pode-se curtir um conteúdo de uma página, a publicação de um amigo. Já quando alguém “curte” uma página significa que você demostra interesse ou afinidade e pode passar a seguir e receber em seu feed as atualizações da mesma. Quando sua página recebe uma nova curtida ela também pode aparecer como sugestão para os amigos desse usuário dentro do Facebook.

> TIMELINE: É a página inicial do seu perfil/fanpage. Contém o histórico do usuário de postagens e atividades no Facebook.

> FEED DE NOTICIAS: É a lista contínua de atualizações na sua página inicial que mostra as novidades de seus amigos e das páginas que você segue;

Se você gostaria de criar uma página para sua empresa entre em contato com a gente, ou fique de olho no nosso blog, semana que vem vamos falar novamente sobre esse assunto por aqui! :)