Acesso Rápido:  Marketing Digital  |  Desenvolvimento de Sites  |  Lojas Virtuais    

Tendência de Design: Flat Design

2 min leitura
Após o lançamento do Windows 8 pela Microsoft tivemos no mundo do design uma mudança um tanto quanto impactante. Uma interface de usuário com formas simples e planas, sem relevos, texturas, efeitos, gradientes e focada principalmente no conteúdo e na adaptabilidade aos dispositivos mobile.
Começamos a sair de uma era onde o design web procurava reproduzir o mundo real,com suas superfícies de texturas e relevos, cores e gradientes, em layouts que por vezes imitavam painéis de interface físicos. Essa linha de design utilizada até hoje nasceu com a geração que “inventou” a web e dentro deste contexto imperava a necessidade de levar ao usuário experiências diferenciadas, com impacto visual.O objetivo era conduzir o usuário a uma ambientação o mais realista possível, uma sensação diferente apenas acessando a interface do site.
Esse conceito de web era uma forma de entreter o usuário com o que se tinha de tecnologia no momento, ou seja, uma banda internet lenta e limitada, que impossibilitava o upload e visualização de grandes quantidades conteúdos como fotos e vídeos.
Diante da evolução tecnológica física e sistemática da internet temos hoje um conceito totalmente novo de experiência virtual. A velocidade de banda de internet e a inclusão digital tem hoje foco muito além do que a experiência de utilização da interface “painel virtual”. Hoje as pessoas buscam cada vez mais conteúdo, principalmente imagens e vídeos e o seu acesso rápido e destacado evita a sobrecarga cognitiva e torna a experiência mais agradável.
Observando então o desenvolvimento dessa necessidade muitos desenvolvedores como Microsoft, Facebook e Google optaram por apresentações gráficas Flat (plana) priorizando conteúdo, usabilidade, simplicidade e adaptabilidade aos dispositivos mobile.
A história da arte fora do mundo virtual passou diversas transições e filosofias sempre acompanhando a volatilidade do pensamento humano. As tendências de arte no mundo virtual, mesmo tendo uma vida tão curta, não ficam longe disso, ainda mais que as coisas nesse ambiente acontecem muito rápidas. O “prazo de validade” de uma ideia original é muito curto e vai do excepcional ao cafona em questão de dias, semanas.
Resta-nos então curtir e viver esta fase e esperar pela próxima. As mudanças fazem parte da nossa natureza.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp