No dia 30 de setembro parte da equipe da Vale da Web
participou do evento em Curitiba da Digitalks – Fórum de Marketing Digital. Foi
um dia repleto de novos conhecimentos, troca de ideias e networking.
No evento foram abordados diversos temas como: O Novo
Consumidor Digital; Marketing Digital e o Perfil do Novo Consumidor; Equação do
resultado em e-mail marketing; Programa de Preferred Market Developer do
Facebook; O que mais deve ser feito com o Marketing
Digital; Como conquistar momentos no Twitter; Como Conquistar os Momentos
no Twitter e Oportunidades no mundo Digital.
Na agenda da parte da manhã tivemos palestras com dados
atualizados do mercado, falando sobre o novo consumidor e as táticas de
alcançá-lo pelo marketing digital. E na parte da tarde falamos de redes sociais
como Facebook
e Twitter e as oportunidades no mundo digital. No texto destacamos alguns dados
do mercado, ferramentas e a importância do marketing digital para uma loja
virtual.
Consumidor Hiper Conectado, o panorama é de pessoas de 15 a
49 anos que representam 74% da população economicamente ativa no país. Esses consumidores
em 2014: 29% se conectam via móbile, 9% via tablet e 37% via desktop.
Para 32% dos usuários de smartphones, o acesso a internet já
é feito com mais frequência do celular do que em seus computadores. O consumo
por vídeo também aumentou, é a plataforma de entretenimento para os brasileiros
que já é consumido em multiplataformas. Hoje já são 70 milhões de espectadores
de vídeo online no Brasil.
Observamos assim que os canais de marketing influenciam o
cliente em pontos diferentes do caminho da compra. No varejo o impacto dos
diferentes canais e sua consequência na formação da receita é que 61% da
receita total proveniente de compras são feitas em mais de uma etapa. Ou seja,
a compra é fomentada em diversos canais.
As ferramentas utilizadas para essa interação, assistência ao
consumidor e porcentagem são: 2,1% e-mail; 1,8% Redes Sociais; 1,3% Pesquisa
Paga; 1,2% Pesquisa
Orgânica e 0,7% visita direta.
A visita direta em um site depende da fidelização de um
cliente e, por isso a importância de utilizar o marketing digital para
interagir com o consumidor. Para isso é necessário monitorar o impacto do
marketing em todos os canais da empresa. Com funil multicanal, monitorar no
Google Analytics e as palavras-chave utilizadas na pesquisa do Google pelo
consumidor.
UX (User Experience) uma ótima experiência de usabilidade
para o usuário em vários aparelhos. No celular é definido em 3 etapas: layout,
conteúdo e velocidade. A melhor forma de engajar e manter seus usuários, é
garantir que essas três variáveis sejam observadas. E as barreiras do comércio
em smartphones é de que: a página do website demore muito para abrir, tela
muito pequena, não se sentem seguros de usar o cartão de crédito no celular,
não conseguem ver informações detalhadas do produto/serviço, é difícil comparar
preços e opções, é difícil digitar e as informações não são suficientes.
Redes Sociais como canal de atendimento. Em 2013 elas foram
o 4º canal mais utilizado para falar com as empresas.
Já para trabalhar o e-mail marketing temos que além de
trabalhar a personificação, trabalhar uma equação:
R= BxC
F
Ou seja, para obter resultados é preciso ter uma base de emails
de qualidade x o conteúdo abordado e a frequência de envio destes emails. É
preciso monitorar e verificar os emails que não foram lidos e buscar sempre trabalhar
conteúdo relevante, de interesse do consumidor.
Resumindo é preciso buscar entender o consumidor e seu comportamento
no ambiente online, conseguimos isso por meio de ferramentas. Devemos também já
pensar nos futuros consumidores, uma geração que já nasceu conectada com as
novas tecnologias.