Release Digitalks Curitiba
1 de Outubro de 2014

Release Digitalks Curitiba

No dia 30 de setembro parte da equipe da Vale da Web participou do evento em Curitiba da Digitalks – Fórum de Marketing Digital. Foi um dia repleto de novos conhecimentos, troca de ideias e networking.

No evento foram abordados diversos temas como: O Novo Consumidor Digital; Marketing Digital e o Perfil do Novo Consumidor; Equação do resultado em e-mail marketing; Programa de Preferred Market Developer do Facebook; O que mais deve ser feito com o Marketing Digital; Como conquistar momentos no Twitter; Como Conquistar os Momentos no Twitter e Oportunidades no mundo Digital.

Na agenda da parte da manhã tivemos palestras com dados atualizados do mercado, falando sobre o novo consumidor e as táticas de alcançá-lo pelo marketing digital. E na parte da tarde falamos de redes sociais como Facebook e Twitter e as oportunidades no mundo digital. No texto destacamos alguns dados do mercado, ferramentas e a importância do marketing digital para uma loja virtual.

Consumidor Hiper Conectado, o panorama é de pessoas de 15 a 49 anos que representam 74% da população economicamente ativa no país. Esses consumidores em 2014: 29% se conectam via móbile, 9% via tablet e 37% via desktop.

Para 32% dos usuários de smartphones, o acesso a internet já é feito com mais frequência do celular do que em seus computadores. O consumo por vídeo também aumentou, é a plataforma de entretenimento para os brasileiros que já é consumido em multiplataformas. Hoje já são 70 milhões de espectadores de vídeo online no Brasil.

Observamos assim que os canais de marketing influenciam o cliente em pontos diferentes do caminho da compra. No varejo o impacto dos diferentes canais e sua consequência na formação da receita é que 61% da receita total proveniente de compras são feitas em mais de uma etapa. Ou seja, a compra é fomentada em diversos canais.

As ferramentas utilizadas para essa interação, assistência ao consumidor e porcentagem são: 2,1% e-mail; 1,8% Redes Sociais; 1,3% Pesquisa Paga; 1,2% Pesquisa Orgânica e 0,7% visita direta.

A visita direta em um site depende da fidelização de um cliente e, por isso a importância de utilizar o marketing digital para interagir com o consumidor. Para isso é necessário monitorar o impacto do marketing em todos os canais da empresa. Com funil multicanal, monitorar no Google Analytics e as palavras-chave utilizadas na pesquisa do Google pelo consumidor.

UX (User Experience) uma ótima experiência de usabilidade para o usuário em vários aparelhos. No celular é definido em 3 etapas: layout, conteúdo e velocidade. A melhor forma de engajar e manter seus usuários, é garantir que essas três variáveis sejam observadas. E as barreiras do comércio em smartphones é de que: a página do website demore muito para abrir, tela muito pequena, não se sentem seguros de usar o cartão de crédito no celular, não conseguem ver informações detalhadas do produto/serviço, é difícil comparar preços e opções, é difícil digitar e as informações não são suficientes.

Redes Sociais como canal de atendimento. Em 2013 elas foram o 4º canal mais utilizado para falar com as empresas.

Já para trabalhar o e-mail marketing temos que além de trabalhar a personificação, trabalhar uma equação:

R= BxC

       F

Ou seja, para obter resultados é preciso ter uma base de emails de qualidade x o conteúdo abordado e a frequência de envio destes emails. É preciso monitorar e verificar os emails que não foram lidos e buscar sempre trabalhar conteúdo relevante, de interesse do consumidor.

Resumindo é preciso buscar entender o consumidor e seu comportamento no ambiente online, conseguimos isso por meio de ferramentas. Devemos também já pensar nos futuros consumidores, uma geração que já nasceu conectada com as novas tecnologias.

Como mostra este vídeo: " style="color:#0033cc">