Release Digitalks Curitiba

No dia 30 de setembro parte da equipe da Vale da Web
participou do evento em Curitiba da Digitalks – Fórum de Marketing Digital. Foi
um dia repleto de novos conhecimentos, troca de ideias e networking.

No evento foram abordados diversos temas como: O Novo
Consumidor Digital; Marketing Digital e o Perfil do Novo Consumidor; Equação do
resultado em e-mail marketing; Programa de Preferred Market Developer do
Facebook; O que mais deve ser feito com o Marketing
Digital
; Como conquistar momentos no Twitter; Como Conquistar os Momentos
no Twitter e Oportunidades no mundo Digital.

Na agenda da parte da manhã tivemos palestras com dados
atualizados do mercado, falando sobre o novo consumidor e as táticas de
alcançá-lo pelo marketing digital. E na parte da tarde falamos de redes sociais
como Facebook
e Twitter e as oportunidades no mundo digital. No texto destacamos alguns dados
do mercado, ferramentas e a importância do marketing digital para uma loja
virtual.

Consumidor Hiper Conectado, o panorama é de pessoas de 15 a
49 anos que representam 74% da população economicamente ativa no país. Esses consumidores
em 2014: 29% se conectam via móbile, 9% via tablet e 37% via desktop.

Para 32% dos usuários de smartphones, o acesso a internet já
é feito com mais frequência do celular do que em seus computadores. O consumo
por vídeo também aumentou, é a plataforma de entretenimento para os brasileiros
que já é consumido em multiplataformas. Hoje já são 70 milhões de espectadores
de vídeo online no Brasil.

Observamos assim que os canais de marketing influenciam o
cliente em pontos diferentes do caminho da compra. No varejo o impacto dos
diferentes canais e sua consequência na formação da receita é que 61% da
receita total proveniente de compras são feitas em mais de uma etapa. Ou seja,
a compra é fomentada em diversos canais.

As ferramentas utilizadas para essa interação, assistência ao
consumidor e porcentagem são: 2,1% e-mail; 1,8% Redes Sociais; 1,3% Pesquisa
Paga; 1,2% Pesquisa
Orgânica
e 0,7% visita direta.

A visita direta em um site depende da fidelização de um
cliente e, por isso a importância de utilizar o marketing digital para
interagir com o consumidor. Para isso é necessário monitorar o impacto do
marketing em todos os canais da empresa. Com funil multicanal, monitorar no
Google Analytics e as palavras-chave utilizadas na pesquisa do Google pelo
consumidor.

UX (User Experience) uma ótima experiência de usabilidade
para o usuário em vários aparelhos. No celular é definido em 3 etapas: layout,
conteúdo e velocidade. A melhor forma de engajar e manter seus usuários, é
garantir que essas três variáveis sejam observadas. E as barreiras do comércio
em smartphones é de que: a página do website demore muito para abrir, tela
muito pequena, não se sentem seguros de usar o cartão de crédito no celular,
não conseguem ver informações detalhadas do produto/serviço, é difícil comparar
preços e opções, é difícil digitar e as informações não são suficientes.

Redes Sociais como canal de atendimento. Em 2013 elas foram
o 4º canal mais utilizado para falar com as empresas.

Já para trabalhar o e-mail marketing temos que além de
trabalhar a personificação, trabalhar uma equação:

R= BxC

       F

Ou seja, para obter resultados é preciso ter uma base de emails
de qualidade x o conteúdo abordado e a frequência de envio destes emails. É
preciso monitorar e verificar os emails que não foram lidos e buscar sempre trabalhar
conteúdo relevante, de interesse do consumidor.

Resumindo é preciso buscar entender o consumidor e seu comportamento
no ambiente online, conseguimos isso por meio de ferramentas. Devemos também já
pensar nos futuros consumidores, uma geração que já nasceu conectada com as
novas tecnologias.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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