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Qual a diferença entre Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa?

2 min leitura

O trabalho de comunicação de uma empresa é essencial para
tornar seu produto conhecido pelo público e pelo mercado. Porém, ao contratar
um profissional ou empresa para promover sua marca, produto ou serviço é
necessário definir o tipo certo de estratégia para o seu negócio. Apesar de
muitas empresas estabelecidas já estarem familiarizadas com o trabalho de
assessoria de imprensa, ainda há muitas dúvidas sobre a função do marketing de
conteúdo e se ele substitui ou não o trabalho de um assessor.

Se esses termos são novos para você também, confira a seguir
os diferentes papéis de cada função:

Assessoria de
Imprensa

A assessoria é responsável pela relação da empresa com a
imprensa em geral. O assessor deve manter um bom relacionamento com os veículos
de comunicação e identificar oportunidades para divulgar a marca. Também é
papel do assessor atender os jornalistas que entram em contato com a empresa em
busca de informações. Um papel estratégico importante que o assessor de
imprensa desempenha é o gerenciamento de crises. Quando uma notícia negativa
envolvendo o assessorado fica em evidência na mídia, é papel do assessor
preservar a imagem e a reputação da empresa, divulgar as informações de forma
clara e responsável e preparar o entrevistado para lidar com a mídia nesse
momento desagradável.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que
visa atrair o leitor que esteja interessado em informações sobre o seu nicho,
não necessariamente sobre seu produto ou serviço. Criar conteúdo útil e
interessante sobre o seu negócio torna sua empresa mais acessível ao público,
já que ela passa a aparecer nos resultados dos sites de busca quando ele
pesquisar sobre assuntos relacionados à sua área de atuação. Quando o leitor
passa a conhecer você por artigos ou posts relevantes, ele começa a ver sua
marca como uma autoridade no assunto e passa a ter um relacionamento com a sua
empresa que não seja de compra e venda. Mas o marketing de conteúdo não vai só
divulgar a sua empresa, ele também é um grande impulsionador de vendas, pois
atrai um público especializado e interessado no seu negócio, diferente da
assessoria de imprensa que fala com o público mais amplo dos meios de
comunicação.

Qual o serviço certo
para você?

Qualquer investimento em comunicação é sempre válido, porque
torna sua empresa mais conhecida e próxima do consumidor. Escolher o tipo de
serviço ideal para o seu negócio vai depender dos seus objetivos e pretensões
com o serviço. Em muitos casos, os dois trabalhos se complementam. Cabe a você
decidir quais são as suas prioridades e em qual prefere investir.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

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