O que é um site responsivo?

Não é novidade dizermos que computadores, smartphones, tablets e outros dispositivos tecnológicos, estão cada vez mais acessíveis no mercado. O conceito de design responsivo surgiu em 2010, o motivo da importância que ele está recebendo ultimamente se deve justamente a esse crescimento da utilização dos dispositivos móveis no Brasil.

Basta sair às ruas para ver que estamos mais conectados do que nunca. São marcas que disputam nossa atenção, que buscam cada vez se manter mais tecnológicas e nós somos responsáveis por isso, pois fazemos o uso e queremos sempre mais. E é através destes aparelhos que muitas pessoas descobrem uma empresa, encontram um produto ou são atingidas por ela.

Desta forma temos a certeza que um site com Design Responsivo se faz muito necessário, ele consiste em adequar um mesmo layout a várias telas. É graças a esta técnica que o usuário que acessa um site através de um desktop tem a mesma qualidade de que tem em mãos um dispositivo móvel.  Ou seja, o design responsivo, como o próprio nome já indica, consegue responder ao tamanho da tela, ao invés de criarmos dois sites separados, um para mobile e um para desktop, criamos apenas um site que vai se adaptar muito bem a qualquer tela em que ele for carregado.

Sites responsivos são recomendados pelo Google:

O Google, nosso mestre da web, afirma que ter um site responsivo é altamente recomendado, e vai ainda mais longe ao referir-se que sites com design responsivo se tornam mais fáceis e eficientes em questão de rastreamento, indexação e organização de conteúdo. Ele já deixou claro que da mais relevância para sites responsivos, ou seja, para que os sites fiquem mais bem posicionados, é preciso que eles sejam desenvolvidos pensando primeiramente na experiência do usuário.

Ah, além disso, a aparência do layout também faz diferença na decisão do usuário em permanecer navegando e se sentir atraído pelo que vê, ou não. Cada vez mais as pessoas estão habituadas a utilizar os recursos web para realizar suas tarefas cotidianas. Deixe seu site o mais completo possível. Preze pela sua usabilidade.

Se seu site ainda não está adequado? Envie pra gente fazer a análise! Dúvidas deixe seu comentário. 🙂

<div class=”Texto: Carla Janaína Daugs

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp