Landing Pages: O que são e para que servem?

Em uma tradução livre do inglês as Landing Pages são consideradas as páginas de aterrissagem, conceito muito utilizado nos Estados Unidos, ou seja, a página de destino para determinado anúncio, e-mail marketing ou divulgação em geral. 

A Landing Page é utilizada principalmente para vender um produto ou serviço, com um conteúdo diferenciado e preparado para atender o público de forma eficaz. Ela pode ser estrategicamente usada em campanhas integradas de marketing online, pois os usuários são direcionados a esta “página portal”, onde serão conduzidos para uma conversão. Muitas imobiliárias por exemplo se utilizam desta página para anunciar um novo empreendimento, lançar novos imóveis. As faculdades e instituições de ensino utilizam para divulgação de cursos, empresas de marketing e facilitadores usam para lançar livros ou e-books e assim por diante, em todos os segmentos é possível trabalhar com campanhas incluindo esse tipo de página.

Vantagens de ter uma Landing Page.

 

– Páginas mais chamativas e eficientes direcionadas para um produto ou serviço;
– Mensagem customizada por grupo de anúncios Adwords;
– Ótimo custo benefício em relação ao potencial benefício;
– Permite testes A/B – 2 versões de páginas rodando com mensagens distintas;

Como montar uma Landing Page?

A dica é planejamento. Principalmente saber o objetivo que se quer alcançar com esta página. Um bom briefing para fazer com que todos os elementos sejam coerentes entre si e pensados da melhor forma para conversão. Veja nossas dicas:

01 Conteúdo relevante e objetivo

Este é o fator mais importante para o sucesso de uma Landing Page. Todos sabemos que se hoje o conteúdo de uma página não é relevante, as chances de simplesmente fecharmos o navegador ou procurar outro site é grande. O conteúdo precisa atrair e encantar o leitor.
É preciso explicar rapidamente qual a proposta daquela página, evite vender de forma exagerada o seu produto/serviço, forneça informações reais de forma persuasiva e não técnicas.

02 Atenção principalmente ao Título e Subtítulo

O título e o subtítulo de uma Landing Page normalmente são os itens mais vistos da página, antes que qualquer outro conteúdo. Geralmente são eles que vão fazer seu cliente desistir ou seguir a diante. Isso significa que esses elementos devem transmitir, de maneira clara, direta e impactante, a proposta de valor da sua oferta.

03 Um Layout de encher os olhos

Além de um conteúdo de qualidade devemos pensar na clareza do layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade. Os estímulos visuais são também os que ficam mais fixados na memória. Pense em quando você olha para uma mesa de escritório, sem fazer muito esforço reconhece o computador, teclado e a calculadora, se tudo estiver organizado é instantâneo o reconhecimento mesmo que não queira, pois não precisa mais do que um breve instante para reconhecer o ambiente, assim deve ser o seu site, objetivo e organizado.

Os elementos visuais utilizados, as cores, imagens com qualidade fazem toda diferença.Utilize imagens, símbolos e ícones que são facilmente reconhecíveis, sem tirar o foco do produto principal que está sendo anunciado, (nada de carnaval).

04 Call to Action

A famosa “chamada para ação”. Podem ser botões atrativos, com links que levam os usuários a realizar ações, baixar algum arquivo, comprar, enviar um pedido de orçamento, contato, indicar à um amigo etc. São estas chamadas que vão ajudar na conversão. Importante destacar ao usuário a informação correta da ação sobre o que vai acontecer quando ele clicar, exemplo usar o “Baixar Software” do que um simples “Clique Aqui”.

05 Otimização

É muito importante fazer a otimização da sua Landing Page, pois você quer que seus visitantes gerem o máximo de retorno certo? Lembre-se, um dos principais fatores que levam uma Landing Page a gerar conversões é a facilidade que o público tem em entender o conteúdo e realizar a ação.
Não existe uma otimização ideal, uma regra universal que funcione para todas as páginas e sites. Isso varia para cada um e é necessário então fazer constantes testes A/B para estar em constante aperfeiçoamento.

Entenda o que é SEO e a importância para seu site assistindo nossa >> vídeo dica 

E agora? Você certamente aprendeu que não existe uma regra exata para criação de uma Landing Page perfeita. Cada página deve ser formatada pensando no produto que se deseja ofertar, no público alvo e na essência que deseja transmitir.

Desenvolva uma Landing Page de sucesso para que seu cliente acesse e diga, É exatamente isso que eu precisava!

 
Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe ou deixe seu comentário abaixo! Retornamos o mais breve possível!

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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