Na semana passada falamos sobre a importância de manter um site atualizado, mas a dúvida é, de que forma fazer isso e com que frequência atualizá-lo?
Antes de tudo é importante saber que o comportamento de consumo moderno está relacionado a diminuição da ida até o ponto de venda, as pessoas estão mais ativas na hora da compra pela internet e procuram cada vez mais por informações, mesmo antes de procurar a loja física os consumidores fazem sua primeira busca na internet, muitas vezes chegam na loja com mais informações que o os próprios vendedores!
E porque não aproveitar esse comportamento? A produção de conteúdos interessantes é a chave para despertar o interesse do seu visitante e fazê-lo interagir com o seu negócio na web e criar um relacionamento de fidelização!
Veja algumas dicas que separamos para você:
– Com quem vou falar?
Antes de começar a produzir um conteúdo é essencial que defini a sua persona de marketing. Você precisa ter em mente qual o público deseja despertar, qual é a real necessidade e interesses de seu público-alvo.
– Conteúdo de qualidade
Ofereça um conteúdo relevante, exclusivo e atrativo para os seus leitores com intensão que eles voltem no seu site, sempre atento a frequência adequada de publicações para o seu tipo de público. Não adianta publicar 10 textos por dia no seu blog por exemplo se o seu público não tiver tempo pra ler, é muito mais interessante postar pouco conteúdo na periodicidade certa do que postar muitos textos de uma vez e passar semanas sem alimentar o site.
– Transformando leitores em Leads
Criar conteúdo talvez não seja uma tarefa muito difícil, difícil é fazer com que este conteúdo gere Leads. Conteúdo sem retorno é somente conteúdo grátis.
Para que a captura de Leads funcionem, é necessário gerar o engajamento neste conteúdo e converter esses visitantes em leads, adquirindo suas informações. É necessário ter ao menos o e-mail do lead para iniciar o processo de conversão. Desenvolva estratégias para qualificar esse público e conduzir os visitantes a leads utilizando um , um whitepaper, uma consultoria grátis, etc.
– As técnicas de SEO
Quando falamos de criação do conteúdo é importante conciliar com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) utilizadas para melhorar o posicionamento de web sites nas páginas de resultado de buscadores como Google com o objetivo de fazer com que seu site e cada página dele sejam facilmente encontrados em sites de busca.
– Identidade visual
As imagens apresentadas no seu site, as fotos e o layout no geral exercem grande poder de atenção, por isso é altamente recomendável trocar banners, atualizar o layout, inserir novos ícones, postar fotos de alta qualidade, é muito bom uma imagem chamativa, mas uma imagem que tenha haver com seu segmento e nada daquelas montagens um pouco estranhas!
Em resumo um conteúdo relevante em seu site pode atrair tráfego, converter visitantes em leads, este leads são convertidos em vendas, além é claro de encantar e fidelizar o cliente transformando em promotores da sua marca.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre como criar conteúdo relevante para o seu site, o que acha de começar a desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo para ele?