Um site responsivo é aquele que possui uma boa experiência de navegação, fácil leitura e o mínimo de redimensionamento entre uma plataforma e outra. Em resumo, um site responsivo pode ser aberto em qualquer plataforma sem perder informação ou qualidade visual ( sem textos quebrados etc…)
O conceito de design responsivo surgiu em 2010 e se tratando da web não é algo tão recente, o motivo da importância que ele está recebendo ultimamente se deve ao crescimento da utilização dos dispositivos móveis. Antes não era viável gastar para fazer um site com uma boa experiência de navegação em um dispositivo móvel, uma vez que os acessos por estas plataformas eram minoria, porém as coisas mudaram.
Os dados atuais revelam que quase metade dos acessos a internet provém de dispositivos móveis ( desde tablets até smathphones). Se sua loja virtual ganha muitos acessos e possui boa conversão de vendas, imagine na possibilidade de aumentar ainda mais os acessos, tendo a oportunidade de “fisgar” aquele cliente que uma vez entrou em seu site mas logo em seguida o fechou, porque ficou perdido diante da estrutura confusa que o site se tomou no smarthphone…
De acordo com o estudo realizado pela ETC, o acesso a internet a partir de um dispositivo móvel, representa 40% do total no Brasil, ou seja, aproximadamente 45 milhões de pessoas. Além disso, 16% de todos os brasileiros com acesso a internet SÓ SE CONECTAM por dispositivos móveis, ou seja, nem possuem mais um computador para navegar na web.
“16% dos acessos não ocorrem mais pelo computador”, isso representa aproximadamente 17 milhões de pessoas, imagine poder alcançar ainda que uma mínima parte deste público, não há como saber quantos podem estar deixando de acessar o site até que de fato a mudança seja feita.
O que parece ser apenas um incremento no design, pode ser na verdade uma excelente maneira de aumentar o tráfego no seu site, e se tratando da web, tráfego é venda…