Você sabe quantos acessos tem no site da sua imobiliária? Você ainda não usa Google Analytics?
18 de Julho de 2017

Você sabe quantos acessos tem no site da sua imobiliária? Você ainda não usa Google Analytics?

Aí está um número que é visto de longe por muitos donos de imobiliárias e gerentes dentro de uma imobiliária.

 

Confesso que já perdi a conta de quantas perguntas fiz para gestores e gerentes de imobiliárias se sabiam me responder o total de acessos do site. 

 

As respostas eram quase sempre as mesmas: não tenho ideia! Muitas vezes por não ter ideia do total de acessos, não havia qualquer tipo de investimento no site para fazer melhorias e quando este número de acessos era descoberto, aí é que o gestor da imobiliária se dava conta do quanto de relaxamento se teve com este público diário do site!

 

Quando eu conseguia este número ligando para o responsável do TI, ou do marketing, ou até mesmo da empresa que desenvolveu o site, eu simplesmente fazia a pergunta para o gestor da imobiliária:

 

Por acaso este número de acessos diários que você tem no site é o mesmo número de possíveis clientes que entram dentro da sua imobiliária física todos os dias?

 

Por acaso este número de acessos diários que você tem no site é o mesmo número de possíveis clientes que entram dentro da sua imobiliária física todos os dias?

 

A resposta em 100% dos casos era: é óbvio que não!

 

E você aí que está lendo este texto, tem ideia de quantos acessos tem seu site durante todo o mês? Tem pelo menos algum número mais antigo na sua cabeça? Se você não tem, preste atenção:

 

Verifique com quem desenvolveu o seu site e se esta empresa ou profissional inseriu o script do Google Analytics (ferramenta gratuita do Google para medir acessos). Caso sim, basta pedir o login e a senha e entrar neste endereço: google.com/analytics/.

 

Caso este script do Google Analytics não tenha sido instalado, você deve solicitar os dados de acesso ao site da empresa que faz a hospedagem do site, por padrão a maioria do servidores de hospedagem de sites possuem os relatórios ativos. Estes números dos relatórios do servidor comparados com do Google Analytics tem uma pequena diferença.

 

Na maioria dos casos isso acontece entre as ferramentas de relatórios, porém a diferença é pequena. Vale lembrar que o Google Analytics é infinitamente melhor do qualquer relatório de acessos cedido por empresas de hospedagem de sites.

 

No Google Analytics você consegue ver como que o usuário chegou até o site, por exemplo: de 2 mil acessos, você pode identificar se estes acessos vieram mais do Google, de uma divulgação por e-mail, do Facebook ou de qualquer outra mídia.

 

Também é possível identificar de onde veio um usuário que preencheu um formulário de dúvidas de um imóvel, isto é muito importante para você saber onde é mais interessante fazer o investimento mensal nas mídias online.

 

Por hoje é isso! Espero ter lhe ajudado. Se gostou dê um joinha!


 

Escrito por: Luciano Arthur Bublitz - Consultor de Marketing Digital Imobiliário.