Já parou para pensar que tipo de imóvel tem mais procura na sua cidade?

Hoje eu vou mostrar uma ferramenta do Google que é bem interessante e traz tendências de pesquisas desde 2004. O nome desta ferramenta é Google Trends.
 
Nesta ferramenta você consegue fazer comparações de palavras e assim descobrir qual palavra é mais buscada. Como o nosso foco aqui é testar o tipo de imóvel mais buscado na sua cidade, fiz a seguinte comparação de pesquisa desde 2004:
 
Que tipo de imóvel é mais procurado em Joinville SC? Apartamento ou Casa?
 
Google Trends - Comparação Palavras-Chave
 
Agora em Balneário Camboriú?
 
Google Trends - Comparação Palavras-Chave
 
Que números são estes do gráfico? Estes números são considerados pelo Google um volume de pesquisa e se os gráficos aparecem, significa que há uma pesquisa considerável das palavras buscadas. Caso não apareça nada no gráfico, o Google não considera um volume interessante e não mostra o gráfico, porém, não significa que não existe pesquisa sobre o assunto.
 
Fique atento para colocar no filtro de pesquisa o país Brasil, já o ano você define o que você precisa. Na questão de categoriass tem opção de escolher algo relacionado a imóveis, também é interessante fazer a mudança para ver as diferenças no gráfico. 
 
Google Trends - Selecionar País
 
Mais abaixo do gráfico inicial você vai encontrar informações bem interessante, irá saber de onde acontecem as pesquisas, veja abaixo os estados que mais pesquisaram pelas palavras citadas de Joinville:
 
Google Trends - Por região
 
E aí está um oportunidade! Porque não fazer uma campanha no facebook direcionada somente para pessoas do Paraná? Ou melhor ainda, porque não focar nas cidades do paraná que mais pesquisam sobre Joinville?
 
 
E um pouco mais abaixo você encontra as palavras mais buscadas:
 
Google Trends - Consultas Relacionadas
 
 
Outra dica legal: eu particularmente uso muito esta ferramenta para identificar o que pode ser focado no site na hora de escolher um bom título para o site, porque dentro dele é importante definir da esquerda para direita os itens mais importantes e estes itens importantes o Trends me ajuda.
 
Além desta ferramenta do Google há outras diversas ferramentas como a Ferramenta de Palavras Chaves do Google Adwords, que já é mais preciso com números e mostra a quantidade média em números e não em um volume como é o caso do Trends. Em breve farei um artigo desta outra ferramenta.
 
Se gostou, curta! Comente e tire suas dúvidas.
 
Acho que por hoje é isso aí. Um abração!
 
Escrito por: Luciano Arthur Bublitz – Consultor de Marketing Digital Imobiliário.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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