Como fazer um bom texto para descrever um imóvel

Artigo Atualizado em 26/11/2018: A imobiliária que foi usada de exemplo neste conteúdo, infelizmente faliu, no ano de 2017 ela estava ativa, em 2018 ela se foi, pequenos detalhes podem quebrar um imobiliária! Então preste bastante atenção neste erro da imobiliária que não está mais entre nós!

Eu diria que um dos pecados mais mortais de todos no meio do marketing digital imobiliário, chama-se detalhes do anúncio do imóvel! 

Vamos para a prática:
Abaixo um imóvel que vale mais de 2 milhões e a foto principal do imóvel é uma mesa de vidro com cadeiras estofadas, um lustre, uma cortina e gesso no teto… Essa imagem jamais pode representar um apartamento que vale mais de  milhões!
 

marketing digital Imobiliário Descrição Imóvel

Entrando no detalhe do imóvel: percebo que a imagem está com uma qualidade ruim, costumamos chamar isso de foto esticada ou pixelizada, que é quando você começa a ver os quadrados da foto devido ao seu aumenta de forma incorreta.

Todas as fotos devem ser tiradas de uma forma profissional, seja lá qual for o valor do imóvel! Um curso básico de fotografia ajuda qualquer corretor a vender mais, caso contrário contrate um fotógrafo profissional principalmente quando tiver um imóvel de grande valor para vender.

A foto principal do imóvel deve ser uma foto realmente bonita, no caso de apartamentos, muitas vezes se utiliza a foto do prédio, porém, as vezes o prédio não é tão espetacular, neste caso pode ser usada uma foto interna, mas uma foto de algo que seja realmente destaque e não uma mesa de vidro básica.  

Continuando a navegar no detalhe do imóvel, pensei que já tinha visto o suficiente, porém agora encontro uma bela geladeira e junto da geladeira o artista das fotos, como pode ser visto abaixo:

marketing digital Imobiliário Descrição Imóvel

Isso não vende! Pode parecer coisa mínima, mas essa foto não mostra profissionalismo da imobiliária e agora cai pra nós… um apartamento de frente para ao mar com o valor de mais de dois milhões vai ser comprado por alguém sem estudo ou alguém com estudo? A segunda opção geralmente é mais possível, portanto um pequeno detalhe pode fazer a grande diferença.

Continuando a navegação, percebo que todas as imagens do imóvel estão com uma qualidade ruim! Falta nitidez nas fotos!  Veja abaixo como a qualidade da imagem não traz a importância do conforto de ter uma banheira de hidro massagem, aliás duas banheiras de hidro massagem:

marketing digital Imobiliário Descrição Imóvel
marketing digital Imobiliário Descrição Imóvel

E uma última informação sobre fotos! Imóveis que contém mais fotos para o possível cliente visualizar, tem uma chance melhor de venda, já comprovei o resultado disto com várias imobiliárias que já trabalhei.

Vamos ao texto do imóvel:

Imagem é tudo! Mas o texto também é parte deste tudo e diria que uma parte muito importante!

O texto deste imóvel está assim:

Um empreendimento incomparável na cidade,

Apto mobiliado e decorado!

04 suítes sendo 2 Máster,

Dependência de empregada,

Área de serviço com sacada

Piso em porcelanato, e laminado de madeira na parte íntima.

Infra-estrutura para instalação de ar-condicionado tipo Split,

Sistema de reaproveitamento de águas pluviais nos sanitários,

Tubulação para água quente,

Medidor de água individual,

Gás individual,

Acabamento em gesso em todos os ambientes,

Portas laqueadas,

Lavabo.

O edifício:

Hall de entrada com lounge,

Portaria com sistema interno de monitoramento e segurança,

3 Elevadores sendo 2 sociais e 1 para serviços e banhistas,

Entrada de serviço,

Bicicletário,

Salão de festas com bar, churrasqueira e Lounge,

Área infantil com terraço,

Piscina adulto e infantil com terraço,

Sauna úmida,

Sala de cinema,

Sala de jogos,

Fitness Center,

Sistema de reaproveitamento de acuas pluviais nos sanitários da área de lazer, e áreas comuns,

Parte externa totalmente revestida em pastilha,

Todos os ambientes climatizados.

Imóvel sujeito a alteração sem prévio aviso. 

Observe que na maioria dos sites de imobiliárias ou portais, este conteúdo descrito acima está também em tópicos conforme abaixo:

marketing digital Imobiliário Descrição Imóvel

Ou seja o que essa imobiliária fez para publicar este anúncio foi fazer uma repetição praticamente das especificações. Eu diria que não há nada de errado contra essa repetição de conteúdo, porém, isto deve ser feito usando uma boa redação. Abaixo fiz uma versão de repetição das especificações usando algumas técnicas de redação:

Realize o seu sonho de ter um apartamento de frente para o mar.

Imagine você acordando de manhã e indo até a enorme varanda do seu apartamento podendo ver o sol do amanhecer e sentir aquela briza do mar…

Este belíssimo apartamento é o sonho a ser conquistado, este sonho tem tudo de melhor para o seu conforto. O apartamento é totalmente mobiliado e decorado, possui uma área de 350,00 m² de área privativa, sendo quatro suítes dentre elas duas máster, lavabo, piso em porcelanato e laminado de madeira nas suítes, cozinha com espaço gourmet, churrasqueira, dependência de empregada, área de serviço com sacada, todos os cômodos com infra-estrutura para instalação de ar condicionado split, tubulação para água quente (medidor individual de água e gás), acabamento em gesso em todos os ambientes, portas laqueadas, três vagas de garagem e uma sacada enorme de frente para o mar. 

Características do edifício:

O edifício é um show a parte, tem sala de cinema, salão de festas com bar, churrasqueira e lounge, área infantil com terraço, sala de jogos, fitness Center, bicicletário, saúna úmida, piscina para os adulto e também uma exclusiva para as crianças, portaria com sistema interno de monitoramento e segurança 24h e todos os ambientes fechados são climatizados. O edifício possui no total 3 elevadores, sendo 2 sociais e 1 compartilhado para serviços e banhistas e ainda conta com um sistema de reaproveitamento de águas pluviais nos sanitários da área de lazer, apartamentos e áreas comuns. 

Pronto agora compare bem estes dois textos e veja a diferença. Quem está comprando quer saber tudo sobre o imóvel e se este tudo estiver de uma forma bem apresentada a chance do cliente se apaixonar é ainda maior.

Pense nisso! Pense no texto e pense nas imagens! Você pode vender mais!

Um grande abraço e já sabe né! Se tiver dúvidas pode registrar nesta postagem que eu responderei.

Escrito por: Luciano Arthur Bublitz – Consultor de Marketing Digital Imobiliário.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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