Como o Youtube pode trazer resultados para seu negócio

Entenda como o Youtube pode ajudar o seu negócio. Nesse texto quero te mostrar um case, uma estatística do ano de 2019 do nosso canal. Ainda é um canal pequeno, mas já traz muitos resultados para a empresa.

Hoje, o canal da Vale da Web conta com 1.845 inscritos (contados em janeiro de 2020). Em 2019 lançamos poucos vídeos, mas tivemos 444 novos inscritos. Para você entender melhor, fizemos um vídeo a cada três meses. O que mudamos para um vídeo por semana em 2020.

Os quatro vídeos que lançamos no ano passado trouxeram resultados e precisamos analisar o que aconteceu para ir sempre aprimorando. Nesse sentido, no nosso caso, o Youtube é muito acessado comparado com outros tipos de negócios.

Se preferir Ouça esse artigo em forma de podcast:

Mensurando resultados no Youtube

Pegando uma estatística do ano passado, tivemos um total de seis horas diárias de visualização. Na prática, isso significa que fomos visualizados 2.200 horas no ano. Chegamos também ao patamar total de 6 horas de visualizações por dia.

Com nossa estratégia para um vídeo por semana em 2020, com certeza o resultado será muito mais interessante.

E onde entra o Youtube dentro do seu site? Para você entender, é possível exemplificar seus produtos e serviços por meio de vídeos. E o Youtube é a principal e maior ferramenta nesse sentido.

Conteúdos como esse em seu blog são muito importantes. E com um vídeo, ganha um alcance gigante nas buscas. Não podemos esquecer de outros fatores como o título do vídeo e vários outros detalhes, como descrições, palavras-chave, tags.

Duas pessoas que vejo como referência e que você deve acompanhar são Camilo Coutinho e Michael Oliveira. Já acessei os conteúdos desses dois. Sugiro você pesquisar e, quem sabe, fazer cursos dos dois, que estão muito bem posicionados no mercado como verdadeiros professor de Youtube.

Você precisa estar bem posicionado no Youtube

Outro fator fundamental é exatamente esse: estar bem posicionado. E nisso entram técnicas de SEO, posicionamento no Google. Isso que você tem que aplicar no seu canal.

Voltando ao nosso caso, os artigos do site contam na maioria das vezes com vídeo. Assim, conseguimos potencializar um pouco mais os artigos e automaticamente os vídeos. Sobre estatísticas, ressaltamos mais uma vez que tivemos em 2019 o equivalente a seis horas por dia de reprodução dos vídeos. Enquanto você está lendo esse texto, alguém pode estar assistindo um vídeo no Youtube ou lendo um artigo nosso.

Em 2019, tivemos o total de 39.200 visualizações dos nossos vídeos. Muito pouco se a gente analisar vários conteúdos que vemos por aí de um milhão, dois milhões de visualizações. A questão é que poderia ter tido cinco mil visualizações. Se isso traz resultado de vendas, não precisa mais do que isso.

Então, muitas vezes temos o pré-conceito de não ter um canal, subir um vídeo no Youtube porque achamos que precisamos atingir 100 mil visualizações da noite para o dia. Tire isso da cabeça.

Dependendo do seu tipo de negócio, você pode ter 100, 50 visualizações e ter ótimos resultados.  Vemos esse belo resultado de que forma? Vou te dar uma estatística de dezembro de 2019.

Tivemos 50% do nosso faturamento vindo do estado de São Paulo. O que isso significa? Como esses clientes chegaram ao nosso trabalho? Somos de Blumenau, Santa Catarina! A resposta é bom Posicionamento no Google e os vídeos foram fundamentais no caso dos clientes que nos encontraram!

Um deles foi diretamente a um vídeo. Por meio do vídeo, o cliente partiu diretamente para nosso contato. E outro encontrou um artigo com um vídeo. Nesse sentido, temos um belo resultado como exemplo, do mês de dezembro. Metade do faturamento da empresa veio de dois clientes grandes que nos encontraram em vídeos na internet ou artigos em busca no Google.

O Youtube é uma ótima ferramenta para gerar resultados

Você precisa estar ciente que independente do número de visualizações no ano ou em um vídeo, é possível ter resultados com vídeos de uma forma bem interessante.

Hoje estamos com 20 vídeos publicados, um total de 1845 inscritos, sendo que o vídeo com mais acesso tem 96 mil visualizações. Um vídeo falando sobre como impulsionar uma publicação no Facebook.

Uma dica para ajudar o seu negócio no Youtube

Sugiro sempre publicar algo relacionado a ajudar as pessoas de alguma forma. Por meio de uma ajuda você acaba requisitado por algum possível cliente e ainda mais, você começa a ser reconhecido como um especialista na área, alguém com autoridade no que está falando. Uma boa dica é utilizar seus vídeos com a palavra como fazer, isso sempre tem muita procura.

Nesse sentido, no nosso casal os artigos com mais visualizações tem a palavra “como” na frente. Você já pode agora mesmo olhar para o seu negócio e tentar entender o que pode fazer utilizando essa palavra ou outras formas de título, conteúdo, com o objetivo de ensinar ou ajudar um seu cliente atual ou um futuro cliente.

Deixo como dica final uma ferramenta que ajuda a selecionar palavras-chaves para colocar as tags no vídeo, dar ideias para você criar miniaturas de imagens, etc. O nome da ferramenta é Tubebuddy.

Só estamos aqui na expectativa para ver como serão os próximos 12 meses. Porque um vídeo por semana, mais o que temos já no nosso canal, com certeza trará ótimos resultados.

E você pode também se inscrever no nosso canal e acompanhar tudo. Se inscreva em youtube.com/valedaweb

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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