A Reflexão sobre o SEO e Google Ads em Tempos de Coronavírus

Fazer uma reflexão sobre SEO e Google Ads em meio a uma pandemia parece algo meio fora do normal, mas reflita bastante os pontos que coloco aqui neste artigo. Antes de partir para a ideia que quero passar, caso você não saiba a diferença de ambos entenda primeiro o que é SEO e o que Google Ads, caso já saiba, pule para o terceiro título (Diante do entendimento das duas formas de se posicionar no Google, reflita comigo).

O que é SEO (search engine optimization)? 

É uma técnica de melhorar o site para que ele apareça bem posicionado no Google. Exemplo: um usuário faz uma pesquisa e encontra o seu site e clica. Este usuário que acessa o seu site chegou até você porque o seu site estava bem posicionado e por esse motivo muito provavelmente ele foi bem desenvolvido e possivelmente tem certa atualização (de conteúdos novos) constante para melhorar cada vez mais nas pesquisas feitas por usuários dentro dos sites de busca, ou outra opção que talvez você tenha, é feito a contratação de uma empresa especializada em SEO que tenta melhorar dia após dia para que o seu site possa ser cada vez mais visto.

Por outro lado, de uma forma mais “abrangente”, o SEO pode ser compreendido também por todo tipo de criação de conteúdo para a internet, incluindo YouTube, podcast e outros.

O que é o Google Ads?

É a ferramenta de anúncios do Google que possibilita você fazer um investimento para que o seu site possa aparecer mais vezes nas pesquisas realizadas por usuários. Essa ferramenta exige certo conhecimento para ter um bom resultado. Desta forma muitas agências e consultores oferecem esse serviço, pois vivem diariamente o Google Ads, mas de outro lado, gestores de empresas ou profissionais de marketing que atuam dentro de empresas também podem ter o conhecimento e executar o serviço com maestria, mas além do serviço sempre precisam colocar mais e mais dindin para os anúncios ficarem ativos.

Diante do entendimento das duas formas de se posicionar no Google, reflita comigo:

Antes do Coronavírus:

O normal de mais de 90% de donos de sites me diria o seguinte: atualizar o site? dá trabalho! Eu posso pagar o Google ADS e tenho resultado, tenho pessoas visitando o meu site constantemente e não tenho como fazer artigos para o blog ou ficar incluindo produtos toda se semana, afinal eu não tenho tempo para mais nada!

E agora?

Estamos diante de algo que nunca imaginamos e se por acaso você pagava muito para trazer seus anúncios no Google e agora precisa parar de fazer esse investimento? Como vai fazer?

A resposta é simples, você deveria ter investido em SEO!

Felizes são as empresas que agora estão com seus sites bem posicionados e assim quando o mercado voltar a pesquisar e a roda voltar a girar, muitos não terão como fazer investimento como faziam antes e quem tem SEO vai se sobressair.

O certo é que estes sites que hoje estão bem posicionados, colherão mais os frutos de meses e anos de trabalho, assim como já colhiam, porém, agora colherão muito mais! 

Não tem tempo? Ninguém tem! Mas deve ser encontrado esse tempo!

Quanto eu, Luciano faço de investimentos das minhas horas em SEO? Meu tempo aproximado é de 6h semanais dedicadas para um artigo por semana para o site, um vídeo semanal para o YouTube, geralmente um vídeo semanal para clientes e um episódio de podcast semanal.

Todos podem, é uma questão de um pouco de estudo e colocar a mão na massa! Eu disse colocar a mão na massa e sacrificar a sua agenda pelo bem do seu futuro, do futuro da sua empresa e do futuro da sua família.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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