fbpx
Conteúdo Gratuito em Nosso Canal do Youtube. Com 3 vídeos de SEO Toda Semana.
28 de novembro de 2023

Porque Minha Empresa Não Aparece no Google meu Negócio / Maps?

Existem 4 motivos o porquê de uma empresa não aparecer no Google meu Negócio. Veja o vídeo tutorial.
CONTEÚDO DO POST

A pergunta porque minha empresa não aparece no Google meu Negócio ou no Google Maps é atualmente um dos questionamentos mais comuns feitos diretamente nas buscas do Google, afinal todos querem se destacar nas pesquisas para ter mais clientes. Nesse artigo vou detalhar para você 4 motivos porque sua empresa não aparece no Google.

Importante: O Google meu Negócio é a ferramenta que permite sua empresa ter um cadastro detalhado do seu negócio local ou loja virtual. Na ficha do Google meu Negócio você poderá incluir história, data de fundação, serviços, produtos, fotos, receber orçamentos por chat, fazer postagens de promoções e novidades, e até criar um site gratuito.

Estar fora do Google meu Negócio é um problema gravíssimo, já que você não pode aproveitar os benefícios dos resultados orgânicos através do SEO (Search Engine Optimization).

Por Que Minha Empresa Não Aparece no Google meu Negócio?

É comum as pessoas confundirem o Google meu Negócio com o Google Maps, mas fato é que o Google Maps é usado diretamente no Google meu Negócio para exibir o seu mapa e assim em uma busca no Google é mostrado a listagem do Google Maps atrelado aos dados cadastrados na ficha do Google meu Negócio, em resumo parece tudo igual 😄, mas não é, fato é que o mapa está dentro do Google meu Negócio devido ao endereço cadastrado na Ficha.

Pesquisa Mostrando Resultados do Google meu Negócio
Pesquisa Mostrando Resultados do Google meu Negócio

4 Principais Motivos porque a empresa não aparece no Google meu Negócio:

  1. Empresa ainda não cadastrada no Google meu Negócio;
  2. Ficha Suspensa por infringir alguma diretriz do Google meu Negócio;
  3. Sua empresa ainda não foi confirmada por carta / telefone no Google meu Negócio;
  4. Ficha pode estar cadastrada, porém, não tem autoridade para aparecer

1 – Empresa ainda não cadastrada no Google meu Negócio

A forma certeira de descobrir se a sua ficha está no Google é digitando o nome da sua empresa + o endereço dela, diretamente no Google ou também no Google maps.

Caso você encontre sua empresa na Pesquisa do Google, irá aparecer assim:

Pesquisa no Google com o Nome da Empresa + Endereço para Solicitar a Propriedade
Pesquisa no Google com o Nome da Empresa + Endereço para Solicitar a Propriedade

O ideal é encontrar na pesquisa Google e após encontrar clicar no botão de é proprietário desta empresa e seguir os passos para você que possa administrar o local e fazer as alterações e inclusões necessárias para deixar sua ficha bem posicionada no Google meu Negócio. Caso queira aprender como ser o primeiro nas buscas do Google na sua região, veja o nosso Curso de Google Meu Negócio.

Caso você encontre a sua empresa na Pesquisa do Google Maps, irá aparecer assim:

Pesquisa no Google Maps: Nome da Empresa + Endereço
Pesquisa no Google Maps: Nome da Empresa + Endereço

No caso do Maps, após encontrar, volte para o Google e refaça a pesquisa e solicite a administração conforme mostrado na imagem anterior buscando no Google diretamente.

Caso sua ficha não apareça, é fato que você precisa cadastrar sua ficha nesse link: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/. Mas atenção! Pode ser que sua ficha existe, porém, pode estar suspensa, veja o tópico abaixo para entender melhor sobre ficha de Google meu Negócio Suspensa.

2 – Ficha Suspensa por infringir alguma(s) diretriz(es) do Google meu Negócio

Algo comum é uma ficha ser suspensa por infringir alguma diretriz do Google meu Negócio. Isso é bem comum, por exemplo, uma das suspensões que mais ocorrem é quando no nome da empresa é colocado alguma palavra-chave (entenda detalhadamente como trabalhar as palavras chaves) a mais no nome da ficha, exemplo:

Nome original da empresa: Sorveteria Italiana

Porém, um dos segredos do posicionamento da ficha é justamente infringir essa regra do Google, ficando assim:

Sorveteria Italiana Florianópolis ou Sorveteria Italiana – Sorvetes Artesanais em Florianópolis

Em ambos os casos acima o Google pode punir a ficha e suspender, sendo que o comunicado vai para o e-mail do administrador da ficha do Google meu Negócio.

E se você analisou sua ficha e não encontrar nada para alterar, entre em contato com o suporte do Google meu Negócio. No link citado desça a página até o final e clique neste botão abaixo e siga os passos solicitados:

Suporte Google meu Negócio
Suporte Google meu Negócio

3 – Sua empresa ainda não foi confirmada por carta / telefone no Google meu Negócio;

Muitas fichas são criadas pela metade e não são confirmadas no Google meu Negócio. Para ter ideia se a sua ficha foi criada pela metade, você precisa verificar o seu e-mail do gmail, isso se você tiver, caso não tenha, provavelmente você nem chegou a criar sua ficha.

Caso tenha o seu email do Gmail, acesse o Google meu Negócio e clique no botão Fazer Login e após logar, caso você tenha ficha, ela irá abrir e você poderá fazer o processo de verificação. Basta seguir os passos solicitados para fazer a confirmação da ficha, que pode ser por telefone, carta, sms e até vídeo chamada:

Ficha de Google meu Negócio não Verificada
Ficha de Google meu Negócio sem verificação

4 – Ficha pode estar cadastrada, porém, não tem autoridade para aparecer

A sua ficha do Google meu Negócio pode estar sem autoridade para aparecer, inclusive até mesmo ao buscar o nome da empresa.

Muitas vezes se o nome for muito parecido com outra empresa, isso pode ocorrer. Caso você seguiu o passo 1 deste tutorial e tem a certeza que a sua ficha existe e o seu problema é não aparecer digitando o nome da empresa ou um serviço que você oferece, veja a seguir como melhorar isso:

3 Principais Fatores de Ranqueamento para você Posicionar a ficha do Google meu Negócio

  • Você deve fazer atualizações constantes na ficha, toda semana deve ter algo novo cadastrado;
  • Você deve fazer pedidos constantes de avaliações para a sua ficha ter quantidade e qualidade de avaliações;
  • Você deve usar palavras chaves na sua comunicação dentro da ficha, inclusive colocar o nome da ficha com palavra chave.

A constância é a chave para segredo de uma ficha bem posicionada. E falando em segredos, conheça o meu Curso de Google meu negócio e os Segredos do Posicionamento Local.

Conforme você vai deixando a sua ficha mais atualizada que seus concorrentes, você vai se destacar no Google, mas lembre-se, isso não é da noite para o dia, pode levar semanas e meses dependendo da quantidade e qualidade dos seus concorrentes. Veja também:

Entenda mais ainda Sobre Posicionamento no Google:

Qual a diferença das origens / mídia no Google Analytics

Gostou? Compartilhe:
Comentários