Palestra SEO para Jornalistas em Rio do Sul na Faculdade Unidavi
16 de Maio de 2016

Palestra SEO para Jornalistas em Rio do Sul na Faculdade Unidavi

No dia 28 de abril o nosso gestor Luciano Arthur Bublitz apresentou a Palestra de SEO para Jornalistas em Rio do Sul na Faculdade Unidavi. 

SEO de Search Engine Optimization, traduzindo para o português, Otimização de Sites para Motores de busca, nada mais é do que aplicar técnicas de escrita e de programação no site para que o mesmo possa ter um bom posicionamento nas buscas realizadas por buscadores, se quiser saber mais, veja este vídeo (vídeo parte 1 e vídeo parte 2) que explica tudo isso detalhadamente (vídeo em resolução baixa gravado ao vivo pelo Facebook). Se preferir também pode ouvir o áudio no podcast da Vale da Web https://soundcloud.com/valedaweb/palestra-seo-para-jornalistas-em-rio-do-sul-na-faculdade-unidavi.

O convite para a realização da palestra foi feito pelo Professor Dr. Marcio Varela e a Palestra foi direcionada a turma do quinto semestre de Jornalismo.

Na palestra foram abordados diversos temas relacionados a melhor forma de ter um excelente resultado em sites de busca através da criação de notícias cadastradas em sites, portais e blogs. 

Além do tema abordado, Luciano mostrou o quanto foi importante ter a expertise de agir rapidamente com o SEO enquanto a concorrência não se atentou a isto há mais de 8 anos atrás quando a agência Vale da Web ainda estava caminhando pelos seus primeiros anos de empresa.

Fiz três perguntas para o Luciano poder contribuir com este post para contar mais sobre a importância de ter feito esta palestra para os estudantes de Jornalismo:

    1. Em um resumo, qual a importância de poder falar com estes jovens alunos sobre toda a experiência adquirida com SEO e estando frente a gestão da Vale da Web há mais de 10 anos.

R: Eu particularmente gosto bastante quando posso contar experiências vividas para jovens estudantes que estão cursando seus cursos, seja lá de qual for a área. Assim como muitos ali que estavam sentados, eu também já estive nessa posição e foi desta posição que tive a necessidade de criar o nome da Vale da Web, transformando assim a Vale da Web em uma agência respeitada e tive o prazer de poder contar detalhes sobre isto na palestra. Já a importância de ter tido a experiência com SEO no decorrer da vivência a frente da Vale da Web, foi sem dúvida um complemento que faltava para fazer a empresa se posicionar bem no mercado desde 2007/2008 e é basicamente isto que tentei colocar na cabeça dos que ali estavam presentes. SEO é um grande negócio para trabalhar ao seu favor.

    2. Qual realmente foi a mensagem principal que você passou nesta palestra se tratando de SEO e experiência de vida com SEO dentro da Agência?

R: SEO pode mudar drasticamente os negócios de uma empresa ou de uma vida profissional e não adianta ter a melhor produção de conteúdo do mundo, se você não tiver com o seu site ou blog preparado para ser indexado no Google utilizando as técnicas mais profissionais disponíveis no mercado.

    3. A pergunta que todo Jornalista quer saber: um Jornalista precisar se especializar em SEO para ser o melhor?

R: A resposta é não. Ter o conhecimento básico é o suficiente para o Jornalista estar preparado para poder criar seus conteúdos e ter a certeza de que estes conteúdos escritos com alma (detalhados, verdadeiros, bem explicados, etc) tenham o resultado esperado. SEO a fundo deve ser deixado para profissionais de Marketing Digital. Jornalistas precisam focar no que fazem de melhor, mas devem entender o abc do SEO para se dar bem e nesta palestra eu resumi este abc.

A palestra teve transmissão ao vivo pela Fan Page oficial do Curso de Jornalismo da Unidavi a qual disponibilizou o vídeo em seu Facebook.

Texto publicado por: Fernanda Cristina Pereira. 

Buscar no blog
Nosso dia a dia @valedaweb
Equipe presente no evento da #digitalks10anos #digitalks em SP.