Criação e Desenvolvimento de Sites em Blumenau SC

Monitorar os Resultados Orgânicos do Seu Site é Fundamental!

Atenção Empresário! Entenda que você deve acompanhar os resultados orgânicos do seu site para ter ideia do que está acontecendo e tomar decisões em base dos números.
Entenda a importância dos acessos orgânicos do seu site
4 min leitura

Atenção Empresário! Entenda que você deve monitorar os resultados orgânicos do seu site para ter ideia do que está acontecendo.

Neste artigo vou te mostrar o porquê deve ser feito esse acompanhamento. Para fazer isso, eu gostaria de compartilhar com vocês uma situação que aconteceu recentemente na Vale da Web. 

Um cliente pediu que eu mostrasse a ele quais foram os resultados orgânicos do seu site. Ou seja, quanta gente chegou no site dele por meio de pesquisas no Google. O nome orgânico pode ser traduzido em acessos gratuitos vindos de pesquisas realizadas no Google.

O Google Analytics é a ferramenta que você vai utilizar para monitorar os resultados orgânicos do seu site

Google Analytics - Ferramenta de Análise de Acessos de Sites
Google analytics – ferramenta de análise de acessos de sites

Você conhece o Google Analytics? Ele é uma ferramenta 100% gratuita que o Google oferece para que os sites possam ter acesso a informações mais detalhadas sobre suas visitas.

Se você não possui uma conta no Google Analytics e ele não está incorporado ao seu site, saiba que essa é a sua prioridade nesse exato momento. Pergunte ao seu desenvolvedor se ele colocou o Google Analytics e claro, peça o acesso a ferramenta e após isso acesso esse post para entender como acessar informações básicas e descobrir também os acessos orgânicos Como saber quantos acessos tem o meu site.

Voltando ao caso do cliente que solicitou sobre os acessos orgânicos do site dele:

De qualquer modo, quando o cliente realizou a solicitação desses dados eu acessei imediatamente o Google Analytics e filtrei a minha pesquisa pelos termos origem, mídia, período da data e últimos 12 meses, conforme a imagem abaixo:

3 Meses de Acessos do Site Após Lançamento
3 meses de acessos do site após lançamento

O resultado foi de 196 acessos orgânicos, sendo que antes ele não tinha site, então esse número é excelente.

A grande surpresa veio após mais 6 meses, onde novamente o cliente nos pediu os acessos, pois ele imaginou que algo estava muito acima do normal, no caso, o aumento de clientes procurando pelos serviços dele, quando vimos, constatamos que o SEO (Search Engine Optimization) inicial rendeu muito resultado, e os novos números foram estes após 9 meses do site publicado:

9 Meses com o Site no Ar - Resultado Surpreendeu
9 meses com o site no ar – resultado surpreendeu

Podemos afirmar que o site saiu do ZERO para 1.240 acessos orgânicos somente por ter um site bem desenvolvido pensado para o Google. Claro que não podemos ignorar o fato do segmento específico do cliente, ou seja, nem todos os segmentos isso pode acontecer dessa maneira.

O cliente citado aqui nesse artigo simplesmente entendeu o quanto valeu a pena ter investido em um site.

Agora aprenda quais são os fatores que fizeram com que esse resultado fosse possível

Veja a seguir quais foram os principais fatores que levaram o site desse nosso cliente a ter esses resultados orgânicos dentro de 9 meses no Google:

Site bem estruturado

O site deste cliente foi muito bem estruturado do ponto de vista técnico, com um bom tempo de carregamento, uma boa disposição de páginas e conteúdos ricos de todos os serviços ofertados, além de um trabalho minucioso que fazemos na parte técnica de SEO, o que é sem dúvida a diferença principal.

Sugestão pra você: Quer saber se o seu site também está preparado para o Google? 

Nós garantimos que o SEO do site fosse muito bom, englobando toda a construção de Title, Meta descriptions, H1 e outros elementos de caráter técnico.

Isso permitiu que o Google posicionasse o site melhor para as buscas dos usuários.

Caso você queira entender um pouco mais sobre SEO, confira esse vídeo aqui:

O que é SEO e como melhorar o posicionamento do seu site no Google?

Outras dicas que podem mudar o futuro do seu site:

Produção constante de conteúdo

A produção constante de conteúdo faz com que o site obtenha um resultado em termos de posicionamento ainda melhor, valorizando ao máximo o seu posicionamento dentro do Google.

Veja o nosso exemplo aqui na Vale da Web:

Nós estamos sempre produzindo muito conteúdo aqui no nosso Blog, justamente para trazer mais visitas orgânicas e tornar o nosso site mais relevante para o Google.
Como eu sempre costumo falar por aqui, o Blog é o coração de qualquer site, então investir nele é uma ótima oportunidade para conseguir atrair mais acessos orgânicos!

Se você quer entender um pouco mais sobre a importância do Blog para o seu site ou loja virtual, veja esse vídeo aqui:

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe através do WhatsApp.

Aprenda mais sobre a importância de criar o seu site:

3 Passos para Contratar uma Empresa de Criação de Sites

Até mais!

Referência da imagem usada na capa: Web illustrations by Storyset

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp