Google Trends: Aprenda a comparar buscas de palavras e preveja tendências de mercado
22 de Abril de 2019

Google Trends: Aprenda a comparar buscas de palavras e preveja tendências de mercado

O Google Trends pode te ajudar a entender o futuro. Essa incrível ferramenta nos mostra desde 2004 os volumes de pesquisas que foram realizados por qualquer tipo de palavra e ainda temos opções para comparar palavras ou no caso termos de busca (marcas, produtos etc), além de poder também filtrar por país, estado, cidade, ano, área (categoria) e tipo de pesquisa (Google, YouTube, imagens, notícias, Google Shopping).

Para quem é indicado o uso do Google Trends?

Para muitas pessoas que precisam descobrir tendências (trends) e fazer comparativos de buscas. O pessoal de marketing adora o Google Trends e atualmente são eles que mais usam a ferramenta, mas ela é simples e livre para qualquer pessoa fazer seus testes de busca de tendências.

Os donos de vídeo locadoras poderiam ter previsto o seu fim!

Desde 2004 na internet brasileira as vídeo locadoras tinham muita busca, mas em 2011 tudo começou a ficar complicado após a entrada da Netflix e isso foi previsto no Trends, veja a imagem abaixo referente a busca por vídeo locadora desde o ano de 2004 no Brasil. Observe que a queda começa mais forte por 2011, porém também é válido lembrar que de 2005 em diante o serviço de internet no Brasil começava a melhorar e as empresas e lares brasileiros começavam a ter internet com mais velocidade e mais ou menos nessa época começava a pirataria dos filmes e isso também culminou para a queda das vídeo locadoras.

 

E olhe abaixo a situação de busca do Netflix desde 2004 no Brasil:

 

Outra forma bacana de usar o Google Trends é comparando marcas e produtos, veja abaixo onde fiz a comparação de qual termo tem mais busca no Brasil, o Honda Civic ou o Toyota Corolla:

 

Observe que o Toyota Corolla está na frente nas buscas, praticamente o dobro de buscas e agora olhe o resultado de vendas do ano de 2018:

 

Google Trends é a realidade de mercado! Seguindo, vamos adentrar melhor nestas informações do Civic x Corolla.

Descendo um pouco mais a barra de rolagem você vai ver que o Google Trends mostra os estados brasileiros e a média de busca dentro dos estados, inclusive você pode pesquisar direto lá onde foi selecionado Brasil, é possível que você coloque um estado ou uma cidade, porém haverá momentos que o Google não vai mostrar dados suficientes pois não há um bom volume de busca para mostrar dados e infelizmente esse volume ou essa quantidade mínima não é revelada pelo Google:

 

Um pouco mais abaixo você vai ver as consultas relacionadas às duas buscas realizadas (civic x corolla), por exemplo, você pode ver que o honda civic 2008 é bem procurado, ou seja, para um vendedor de carros essa informação é muito importante pois tem mercado para o civic 2008.

 

Já no caso do Toyota Corolla, a versão 2015, 2014 e 2010 estão em alta.

 

E por fim como comentei lá no começo desta matéria, o Google Trends é adorado pelos profissionais de marketing e se um profissional de marketing souber usar essa ferramenta de forma correta, é certo que conseguirá extrair boas informações para mudar mercados, negócios e vidas.

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