Banco de imagem gratuito para o seu site e direito autoral de imagem

Por ser o maior buscador da internet, o Google acaba se tornando uma referência inclusive para buscar imagens. Mas esse é um grande problema. Não é recomendado sair pesquisando na internet. Essas fotos precisam ter direito indicado,
Banco de imagem gratuito para o seu site e direito autoral

Quando você vai postar no seu site ou blog, uma necessidade básica para tornar o conteúdo mais atraente e até para explicar melhor em alguns casos é ter imagens. Diante disso, o que normalmente acontece é você sair pesquisando na internet, especialmente no Google. Mas é importante ressaltar que não é recomendado pesquisar em sites de busca e simplesmente baixar para colocar nas suas publicações. Isso pode gerar uma série de problemas. Nesse texto vou falar um pouco mais sobre isso. Se preferir veja o vídeo completo sobre este artigo:

Cuidado com o direito autoral de imagem

Por ser o maior buscador da internet, o Google acaba se tornando uma referência inclusive para buscar imagens. Mas esse é um grande problema. Não é recomendado sair pesquisando na internet. Essas fotos precisam ter direito indicado, ou seja, quando pegar uma imagem tem que colocar o direito dela.

Mas porque não pode? Algumas vezes a foto foi tirada por um fotógrafo que vendeu a imagem para aquele site onde ela está hospedada. Então não dá pra pegar qualquer foto e sair colocando. Sempre bom investigar para não ter incômodos. Os problemas em relação a isso crescem cada vez mais e advogados estão trabalhando muito com essas questões.

Uma boa alternativa de Banco de Dados FREE

Uma boa opção para não ter esse tipo de problema é o Freepik. Você pode baixar gratuitamente, mas também há a opção do plano pago. No caso de baixar gratuitamente será necessário referenciar. No plano pago não precisa disso.

As fotos tem resolução bem interessante. Mas procure referenciar sempre para não ter problema. O site vai mostrar imagens gratuitas e pagas. O valor pago é sete euros por mês. Tem mais recursos e muito mais imagens.

Caso opte por não investir no plano, você necessariamente precisa referenciar. Caso contrário, corre sérios riscos. O próprio Freepik indica na hora de baixar como fazer para referenciar. Assim você está garantido. Outra opção é pagar e assim não precisa colocar os direitos. Vale o investimento, ainda mais se você utilizar imagens com frequência.

Reforço mais uma vez que, por exemplo, se você postou uma foto e alguém pegar, pode dar problema. Às vezes você vê em outro site uma foto legal, vai lá e baixa. Mas aquela foto pode estar naquele site porque a pessoa comprou os direitos. Ou até mesmo baixou de forma errada. Já passamos aqui na empresa com problemas assim com nossos clientes, por isso sempre recomendamos referenciar as imagens, utilizar bancos de imagens ou aderir aos planos pagos para evitar esse tipo de problema.

Temos também um artigo aqui no blog com 15 opções de banco de imagens para baixar imagens gratuitas, que você pode conferir.

Espero ter te ajudado a entender melhor a importância desse tema com esse texto. Utilize sempre bancos de imagens e referencie suas fotos para evitar problemas. Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo!

Veja também:
O fim dos banners nos sites
6 Métricas que nenhum dono de site pode ignorar

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp