Aprenda a contratar uma boa empresa para fazer o site da sua imobiliária

Este post foi feito pra você :). Sim você mesmo, que já passou por aqueles problemas com seu desenvolvedor de sites ou a agência que você contratou! Pagou mais barato e no final saiu caro, ou como dizem por aí, este site custou o olho da cara de tão caro! Ou talvez foi um pouco pior, pagou muito caro e a agência disfarçada se quer fez o site, acabou terceirizando com o Zezinho porque era mais barato e o problema é que agora está difícil achar o Zezinho para fazer algumas correções no site! Difícil essa vida hein! 
Brincadeiras à parte isso muitas vezes é a realidade, assim como em todos os tipos de negócios, sempre teremos os picaretas que também estão no meio web e eu posso listar toda a categorias de desenvolvedores freelancer, agências produtoras de sites, agências de publicidade ou agências de marketing digital. No fim uma parte ainda é correta e muito correta! O problema é encontrar estes profissionais.
No texto abaixo vou lhe ajudar a contratar um serviço de qualidade e parar de ter dor de cabeça com o seu site:
Pois bem, vamos por partes!
Este é um assunto que posso dizer que domino bastante. Estou desde 2004 a frente de uma Agência de Marketing Digital, a qual vendia somente sites em seus primórdios e com o passar do tempo começou a vender o marketing digital por completo.
No começo da agência eu atuava em várias funções e depois de alguns anos fiquei mais focado apenas em marketing digital para imobiliárias. Esta experiência me ajudou bastante e por isso posso resumir facilmente como você deve contratar uma empresa/agência para a desenvolver o seu site!
Conheci muitos tipos de compradores de sites e mais precisamente muitos tipos de imobiliárias compradoras:
Ao total participei da venda de mais de 550 sites e vários sites no meio eram do setor imobiliário. O legal das vendas era que a cada novo negócio eu tinha novas experiências com as empresas e em especial as imobiliárias.
Neste caminho aprendi e entendi que existem três tipos de perfis de imobiliária que eu atendia para fazer um orçamento:
1º Imobiliárias que estavam contratando seu primeiro site (1998 a 2007):
Passei muito por esta época e com imobiliárias que já estavam a tempo no mercado. 
Iniciei em 2003 e eram poucas as imobiliárias na minha cidade que tinham um site. 
Este tipo de imobiliária hoje não existe mais, eu considero este tipo de imobiliária, uma que passava a conhecer um mundo novo chamado internet. E este tipo de imobiliária queria estar na internet de qualquer jeito, tudo que fosse apresentado era praticamente algo excelente, afinal, na época o que mais se desejava por todos os tipos de empresas era ter um site. Se preocupar com qualidade era algo que poderia ser pensando para um segundo plano, porque não existia muitas referências. 
Quando eu afirmo que este tipo de imobiliária nos dias de hoje não existe mais, me refiro ao desconhecimento que estas imobiliárias ou diversas empresas da época tinham em relação a utilização e aos benefícios que a internet poderia trazer.
Basicamente nos dias de hoje qualquer imobiliária nova que surge no mercado sabe que imobiliária sem site é o mesmo que Claudinho sem Bochecha ou Romeu sem Julieta :). Sendo assim nos dias de hoje o conceito sobre internet destes novos empreendedores já está totalmente mudado.

2º Imobiliárias que estavam e estão contratando seu primeiro site (2008 até o momento):
Aqui nesta categorias de imobiliárias, entram as mais preparadas para entrar no mundo online, pois sabem da importância da internet e sabem que precisam ter o mínimo de qualidade com a sua marca no ar!

Aí que mora o perigo.
Basta a empresa ou freelancer que vai produzir o site mostrar o seu portfólio com sites bonitinhos, então a imobiliária que está contratando já fica toda alvoroçada e se decide pela empresa que faz as coisas mais bonitinhas. Para alguns também pesa na decisão quando a imobiliária que quer comprar o site, encontra alguma empresa grande no portfólio do desenvolvedor.
Aqui chegamos no primeiro erro dessa geração:
O meu conselho é: Consulte a ponta do iceberg!
A base do site pode ser bonita, mas você deve perder seu tempo precioso e escalar até a ponta do iceberg para conversar com os clientes do fornecedor do site e ver o principal de tudo. Em resumo faça 2 perguntas:
» 1 Houve atraso na entrega do site em base do contrato?
» 2 Já houve algum erro ou atualização no site que eles demoraram demais para resolver?
Por fim, confirme com o vendedor do site se eles vão colocar seu site no Google na forma gratuita, ou para ficar mais chique pergunte se vão colocar o seu site bem posicionado no Google na forma Orgânica
3º Imobiliárias que estão contratando seu segundo, terceiro… site (2008 até o momento):
Aqui chegamos a categorias de imobiliárias muitas vezes calejadas e muito mais entendidas do assunto de internet.
Este tipo de imobiliária na hora de contratar faz uma investigação um pouco mais a fundo e muitas vezes prefere contratar um novo site que venha de uma indicação e isto hoje está pesando muito na hora decisiva, principalmente porque está imobiliária já pode ter passado por problemas antigos e não quer em hipótese alguma repetir a dose.
Fazer a pesquisa a fundo do fornecedor é chave do sucesso, assim como listei no item 2º. 
Outro fator determinante muitas vezes na hora de fechar com um novo fornecedor é a experiência que este fornecedor já tem com outras imobiliárias e isto conta muito também.
Fique atento! Nesta fase muitas imobiliárias já não confiam mais na qualidade oferecida por sites pré-prontos oferecidos por empresas que fazem softwares para imobiliárias e justamente por um motivo: os sites pré-prontos não trazem o resultado esperado principalmente na busca do Google. Digo isso porque são poucas as empresas no Brasil que fazem software de imobiliária e oferecem um site perfeito no quesito Google, portanto, fique atento quanto a isto!
Pra finalizar não deixe de fazer testes de pesquisa no Google para tentar achar tanto o fornecedor do site com palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Ou faça o teste de procurar as imobiliárias que tiveram o site desenvolvido por este fornecedor, utilize as palavras chaves certas para uma cidade ou bairro para ver se você acha a imobiliária bem posicionada.
Espero ter ajudado :).
Escrito por: Luciano Arthur Bublitz – Consultor de Marketing Digital Imobiliário.

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

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