Nesta quinta-feira, dia 11/09/2014, a equipe da Vale da Web participou
do evento realizado em Floripa, TUD – The Up Day. Com palestras e painéis de discussão acerca do Comércio Eletrônico no
Brasil e no mundo, como é o tema da palestra “Cenário do E-Commerce Mundial,
Brasil e em Santa Catarina.
Na primeira palestra feita por Pedro
Guasti tratou de alguns temas como: Parceiros Estratégicos para o seu Negócio; E-commerce
em Santa Catarina; Omni-Channel.
Apresentou dados atualizados do mercado como Santa Catarina estar em 4º lugar
em posicionamento do e-commerce no Brasil e ter aumentado 100% nas vendas
online desde o ano de 2013.
Também
falou sobre como os dispositivos móveis são tendências no online. Hoje as
pessoas passam 55% do tempo em uma loja virtual em um dispositivo móvel. E as
vendas do e-commerce no Brasil 7% foi via dispositivo móbile sendo que 57%
dessa publico era dominado pelo publico feminino.
Falou
sobre o comportamento do consumidor Omni-channel e falou que estas pessoas com
comportamento multicanal tendem a gastar mais, tanto no online como no offline.
E também da importância do atendimento ao consumidor em todos os canais de
atendimento da empresa, atendimento rápido e eficaz, disponibilizando
ferramentas de atendimento e auto-atendimento ao consumidor.
Na
segunda palestra foi do Albert Deweik. Ele comentou sobre temas como o
Atendimento Multicanal; A Padronização do Atendimento; Atendimento Mobile; Tendências
do E-commerce e do Crowd Service.
Enfatizou
a importância de disponibilizar ao cliente ferramentas para atendimento. Que
para gerar a conversão de uma loja virtual o cliente quer tanto informações
como um pronto atendimento. E as maneiras de conseguir isto seria estar onde o
consumidor está presente, ou seja, em redes sociais, atendimento por QR Code,
atendimento via WhatsApp e o auto-atendimento em lojas virtuais. Citou um case
inovador da Amazon, onde o funcionário atende o cliente via vídeo e faz as
configurações e ajustes na hora, confira:
https://www.youtube.com/watch?v=PFYHF1w8w3g
Já a
terceira palestra foi do Alexandre Nucci que falou de Dicas Práticas Para
Aumentar a Lucratividade da sua loja; Planejamento no E-commerce; Preços no
E-commerce; Informações de Produtos; Investimento Contínuo na Loja Virtual.
Comentou
sobre o mito que de as pessoas pensam que o e-commerce deve ser mais barato do
que o PDV e que quem define o preço de venda é o mercado. Falou sobre a
importância do sortimento de produtos e de como a usabilidade é importante,
ajudar o cliente a tomar a decisão de compra, como o exemplo de mostrar outros
produtos que sejam de interesse e assim gerar ROI. Como o remarketing é
eficiente se bem executado e sua importância nas vendas. Mostrou diversos cases
interessantes de práticas em lojas virtuais como o exemplo da loja Pet Love que
personaliza toda a experiência de compra para o usuário. E que um projeto de
e-commerce não tem início, meio e fim e sim as seguintes etapas: início, goo-life
e continuação.
E ao
final do evento estavam presentes especialistas que debateram sobre temas
pertinentes do e-commerce e esclareceram as perguntas do público presente.