Lojas Virtuais, uma tendência que veio para ficar! Sua empresa está preparada?
18 de Março de 2014

Lojas Virtuais, uma tendência que veio para ficar! Sua empresa está preparada?

As Lojas virtuais são sites que utilizam a internet como meio de divulgação e venda de produtos, os clientes podem visualizar, escolher e adquirir os produtos tudo online.

Uma das vantagens das Lojas virtuais é o investimento inicial, que se comparado com o investimento necessário para abrir uma loja física, se torna muito menor, porém claro que isto vai depender de vários fatores, é necessário analisar cada caso. Além disso as lojas virtuais ficam “abertas” 24 horas e também  podem oferecer serviços personalizados. Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, o que conta é a criatividade e a inovação.

O grande segredo é despertar a atenção do consumidor. A contratação de uma loja virtual com um layout personalizado é boa uma opção para tornar uma loja virtual única. 

Com o constante crescimento do mercado virtual tanto no Brasil como no mundo, possuir um negócio em plataformas e-commerce significa estar em um novo mercado que tende a crescer cada vez mais. 

O e-commerce é uma tendência mundial que veio para ficar, por tanto ignorar este movimento não é uma opção. Empresas que tem a possibilidade de vender seus produtos online devem estudar e contratar uma consultoria especializada para analisar a viabilidade para entrar neste novo mundo que cada vez mais se torna uma necessidade. Abaixo elencamos algumas dicas importantes para lhe auxiliar.

Alguns fatores podem fazer a diferença na hora de chamar o cliente para a sua loja e não para a de seu concorrente, confira:

1- Meios de pagamento - Quanto mais formas de pagamento estiverem disponíveis em seu site, maiores as chances de converter vendas. A forma mais segura para você e para seu cliente é a terceirização destes serviços por empresas especializadas, como o Pagseguro por exemplo, que além de oferecer um sistema seguro, também disponibiliza todas as formas de pagamento e você não precisa administrar vários contratos.

2 - Pós compra - Outra forma que ganha a confiança dos seu cliente bem como a possibilidade de fidelizá-lo, é investir nos procedimentos pós compra, afinal o cliente escolheu o produto, pagou, mas não o levou para casa. É normal esta preocupação principalmente para aqueles que não estão acostumados com o e-commerce, por tanto, encha seus clientes de informação como a data de entrega, localização do produto, etc. Deixe seus clientes tranquilos, a maioria das pessoas que não realizam uma segunda compra online não tiveram uma boa experiência na primeira compra.

3- Fidelize seus clientes - Clientes que tiveram uma boa experiência de compra  tendem a comprar com mais frequência, é importante investir na fidelização dos clientes. Além do mais, do ponto de vista de uma aquisição de vendas esses clientes são mais baratos do que um cliente novo no site, pois ele não irá procurar muito, uma vez que ele já conhece seu endereço virtual.

4- Investir em sistemas de conversão de vendas -  Alguns detalhes podem parecer insignificantes e aparentemente não interferem nas vendas, mas se tiverem um investimento correto, podem trazer um bom retorno. 

  • Fotos dos produtos - O cliente precisa saber exatamente o que está adquirindo, a qualidade das fotos dos produtos irá interferir diretamente na decisão de compra do cliente, afinal uma imagem vale mais que mil palavras.

  • Sistema  de recuperação de carrinho -   Através deste sistema e com acesso aos dados do cliente, você pode entrar em contato com ele e saber por que a compra não foi efetuada. Você pode enviar um e-mail fazendo uma oferta especial, ou estendendo a data vencimento do boleto por exemplo, tudo isso para incentivar que a compra seja realizada.

  • Política de privacidade, devolução e troca de produtos -  É importante deixar claro para o seu cliente que você não irá fornecer ou vender os dados que constam no cadastro dele, ninguém gosta de ser notificado com um spam ou ligação de uma loja que nunca ouviu falar. A política de trocas é outro fator que precisa ser bem explícito para evitar desentendimentos entre você e seu cliente, caso algum produto seja danificado durante o transporte, provavelmente você terá que trocá-lo. Deixe todos os deveres e direito bem claros, de ambas as partes. Um site de fácil entendimento só faz aumentar  as chances de retorno de um cliente.

5- Tenha sua marca nas mais variadas redes sociais do momento e principalmente mantenha estas redes sempre muito atualizadas. Aproveite e utilize as redes para ganhar mais clientes, tanto divulgando produtos como interagindo em forma de sac, estando sempre pronto para dar respostas rápidas.

6- Colete depoimentos: uma “ ferramenta” interessante que pode ser usada como chamariz para a sua loja virtual, são os depoimentos de outros consumidores que já tiveram uma experiência positivas em sua loja. De uma certa forma isso ajuda na decisão de compra de outros clientes.

Poderiam ser elencados muitos e muitos itens a esta lista, porém o mais importante é estar preparado e atento tanto as regras do seu negócio como também as regras para se trabalhar e empreender no meio online. 

Caso queira analisar a viabilidade de transformar o seu negócio offline para o meio online, entre em contato com nossa equipe e poderemos fazer um raio x do seu negócio e viabilizar a possibilidade para entrar no meio online com o pé direito.

Matéria escrita por: Alison Henrique Alves