A importância do Certificado SSL para um site e/ou Loja Virtual

A internet é um dos passos mais importante para o comércio eletrônico (e-commerce) e para as transferências de dados online em geral, trazendo novas formas de negócios para as grandes e pequenas empresas e também para pessoas físicas.
 
Porém o comércio eletrônico está atraindo criminosos na internet, que vão desde fraudadores, hackers e até terroristas cibernéticos. A grande preocupação das empresas nos dias de hoje é a segurança dessas transações online e cada vez mais se vê a importância de proteger sites e lojas virtuais.
 
Os certificados digitais SSL, oferecem autenticidade, informando ao usuário que ele está acessando realmente é o site original da empresa, e também garante que, através de criptografia, os seus dados informados no site não poderão ser acessados antes que sejam descriptografadas.
 
Afinal o que é SSL?
 
SSL ( Secure Sockets Layer) é uma tecnologia de segurança que é usada em comum para fazer a codificação dos dados que estão trafegando entre o seu computador e o Website que você acessa. Este protocolo SSL, assegura que os dados que estão trafegando não sejam capturados ou mesmo alterados por algum criminoso online, tudo isso através de criptografia dos dados e isto passa mais segurança para os usuários nas transações de compra por exemplo, onde, são informados dados de cartão de crédito.
 
Como identificar um site / Loja Virtual que utiliza SSL
 
Um usuário, ao acessar um site / Loja Virtual que está utilizando o protocolo SSL, irá notar que na barra de endereço de seu navegador, que o endereço passa a ser https:// no lugar do http://, que é padrão. Junto a isso, a maior parte dos navegadores (por exemplo o internet explorer) mostram um cadeado na barra de status no rodapé do navegador (conforme a imagem abaixo). Na presença deste cadeado, o usuário passa a ter mais tranquilidade, pois sabe que suas informações não poderão ser capturadas por pessoas mal intencionadas.
 
O que é certificado SSL
 
Figura: Cadeado de segurança SSL no Google Chrome
 
Como gerar um certificado SSL.
 
Para você poder utilizar um certificado digital SSL é preciso informar seus dados sobre a propriedade do site / Loja Virtual, como endereço, documentação e a pessoa de contato. Tendo esses dados, é feita a geração de um par de chaves de criptografia, que garantem a codificação dos dados. As chaves são: Chave privada, que ficará no servidor e Chave publica, que irá ser utilizada com as informações de cadastro para gerar um CSR (Certificate Signing Request). O CSR é validado por uma autoridade certificadora (CA), comprovando a autencidade dos documentos e também confirmando a propriedade do site / Loja Virtual. A CA então gera o certificado definitivo, que precisa ser instalado pelo provedor contratado por você para a hospedagem de seu site / Loja Virtual.
 
Artigo escrito por: Andressa C. Pereira

Autor do Post:

Luciano Arthur

Luciano Arthur

Luciano iniciou sua carreira com desenvolvimento de sites aos 19 anos (2003) e atuou em mais de 1200 projetos de sites, Lojas Virtuais e SEO. Em meados de 2007 começou seus estudos em Marketing Digital com foco em posicionamento em Google e assim ajudou muitas empresas a ganharem milhares de acessos em seus sites. Atualmente é CEO da Agência de Marketing Digital Vale da Web de Blumenau SC.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp