3 dicas simples e eficazes para aumentar a segurança de sua loja virtual
25 de Julho de 2014

3 dicas simples e eficazes para aumentar a segurança de sua loja virtual


A grande maioria tem o pensamento de que ao se prestar algum tipo de serviço, como de uma Loja Virtual por exemplo, os únicos acometidos de alguma injustiça, erro ou até fraude, são os clientes. Mas o que muitos se esquecem, é que as lojas virtuais estão tão suscetíveis a serem vítimas quanto os clientes.

As lojas virtuais ainda causam um certo receio, principalmente para os mais velhos e estão muitas vezes sob o olhar de insegurança de alguns consumidores.

Confira o artigo sobre certificados SSL para uma loja virtual, conheça sua importância e a segurança que ele oferece para os consumidores.

O e-commerce possui os dois lados da moeda, e as lojas também precisam de segurança.

Um dos perigos que as lojas virtuais estão suscetíveis, é o estorno da compra, Chargeback, quando a operadora estorna o valor da compra por suspeitar de fraude o má fé do cliente.

Analise de risco é uma forma do proprietário se prevenir nesses casos.

Saber identificar o comportamento de cada cliente ao comprar na sua loja virtual ajudará a identificar compras fora do padrão. Um exemplo de comportamento suspeito é quando o comprador realizar muitas compras dentro de um curto período de tempo e com muitas parcelas. Existem algumas medidas para confirmar a má fé nestes casos.

* Ligue para o cliente - além de demonstrar presença por parte da loja virtual e suporte ao cliente, você também já se previne;

* Uma outra estratégia está em definir ações específicas a serem tomadas em determinadas faixa de preço em cada compra. Por exemplo, compras entre "x" valor e "y" valor, ligar para o cliente - compras entre "y" valor e " z" valor, ligar para o cliente e confirmar alguns dados. Pode parecer algo simples e que não altere nada, mas adianta;

* Há também a possibilidade de contratar sistemas de análise de risco, porém a maioria realiza análises de compras de no máximo R$ 5mil. Portanto, se a sua loja possui um ticket médio acima desse valor, é interessante reforçar ainda mais a política de análise de riscos.

Essas dicas simples mais eficazes, foram ditas por Márcio Eugênio, especialista em e-commerce e sócio fundador da D Loja Virtual.