10 Dicas para aumentar a taxa de conversão da loja virtual
23 de Março de 2016

10 Dicas para aumentar a taxa de conversão da loja virtual

As lojas virtuais estão evoluindo a cada dia, temos cada vez mais concorrentes no mercado online e os consumidores estão ficando mais exigentes. Você sabe como evitar os mesmos erros de tantos e-commerces por aí e finalmente conseguir um aumento real na taxa de conversão?

Pequenos detalhes fazem grande diferença! 

A maioria das pessoas não querem o seu produto. Elas querem a transformação que seu produto vai trazer para elas.” Érico Rocha

Veja algumas dicas que separamos para ajudar sua empresa e seus negócios aaumentarem as vendas:

> 01 - Demonstre segurança e credibilidade: o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer) é algo básico. Confira o artigo sobre certificados SSL para uma loja virtual, conheça sua importância e a segurança que ele oferece para os consumidores.
> 02 - Defina um link para políticas de privacidade, dúvidas frequentes e trocas, essas informações são essenciais para seu consumidor.
> 03 - Disponibilize outros canais para contato, além da loja virtual você vai precisar estar disponível através de formulários, e-mails, telefones, atendimento online, SAC, etc;
> 04 - Crie uma reputação, um bom atendimento faz toda diferença. Monitore suas redes sociais, blogs e sites de reclamação, lembre-se pior que um cliente insatisfeito é um cliente sem resposta.
> 05 - Prepare o ambiente para a visita de seu cliente, banners criativos e bem produzidos fazem toda a diferença. Aposte no conteúdo de qualidade, ninguém mais tem paciência para ficar horas lendo sobre a história da sua empresa, seja objetivo!
> 06 - Valorize seu produto: as fotos e a descrição dos produtos são os itens mais importantes na sua loja, pois é o que o cliente irá comprar, portanto, não economize na qualidade dessas informações!
> 07 - Seja claro e objetivo no carrinho: monitore as taxas de abandono em seu carrinho de compras.
> 08 - Utilize ferramentas de e-mail marketing, mas cuidado com a mensagem disparada, ela deve ser objetiva e direcionada. Não esqueça do monitoramento, informações concretas de taxa de abertura, cliques, rejeição, entre outras informações que serão úteis para direcionar suas próximas campanhas. Obs: lembre-se que os programas de leitura de e-mail bloqueiam mensagens que pareçam com vírus. Aproveite as oportunidades do Marketing Digital!
> 09 - Monitore sua taxa de rejeição, é indispensável ter uma ferramenta como o Google Analytics devidamente instalada e configurada para que isso seja possível. Pode ter certeza que se a taxa for muito alta tem algo errado e você poderá reduzir essa taxa melhorando usabilidade e o conteúdo. Identifique a tempo!
> 10 - Por fim, monitore suas vendas e saiba como funciona a parte administrativa do seu site. Como em qualquer negócio, o empreendedor deve acompanhar a evolução da empresa através de dados relevantes.

O mercado do E-commerce está cada vez mais competitivo, você precisa acreditar no seu produto e no seu empreendimento acima de tudo. Para quem deseja se destacar nas vendas online é preciso manter foco na melhor experiência de compra possível e mostrar conhecimento sobre o mercado que atua.

E como diz o grande mestre do Marketing Conrado Adolpho, “A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.”

E você? Já pensou em virar referência no segmento? Ter um relacionamento além das vendas e ser indicado pelos seus consumidores? Acredite, um blog conectado com sua loja virtual é sinônimo de sucesso.
Exemplo: Se você vende produtos naturais que tal criar um blog com receitas fitness e dar dicas de como fazer em casa? Se vende acessórios e roupas infantis, pode falar de amamentação, educação, desenvolvimento da criança! As oportunidades são inúmeras, use a criatividade! A partir do momento em que você se tornar uma referência de conhecimento atrelado ao setor em que atua vendendo produtos, você ganha credibilidade e consequentemente aumento nas vendas.

Lembre-se, no mundo digital, toda hora é hora de vender. Não há limite de horário para vender como de uma loja física, afinal o consumidor está conectado 24h por dia, inclusive agora! Você está vendendo? Depois de ler as nossas dicas é hora de agir. :)

Boas vendas!

Texto: Carla Janaína Daugs