13 de janeiro de 2020
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Neste texto vou te explicar as 6 métricas que nenhum dono de site pode ignorar. Pois se você possui um site na internet, é muito importante que se atente para alguns requisitos imprescindíveis que impulsionarão o seu negócio ainda mais. 

Afinal, muita gente cria um site, coloca-o no ar e imagina que o mesmo se desenvolverá sozinho. O que não é verdade. Você precisa acompanhar este crescimento, para assim, sempre pensar em novas estratégias. 

Desse modo, para te ajudar, eu elaborei este guia para você aprender quais são estas métricas. Assim, você já poderá começar, a partir de hoje, a transformar a sua maneira de ter sucesso com o seu site. Acompanhe. 

Deixe-me te apresentar quais são estas importantes métricas, ou seja, quais são os números que você precisa avaliar para compreender qual o caminho que o seu site está percorrendo e qual o caminho que ele deve percorrer. Veja a seguir: 

1- Relatório semanal, quinzenal e mensal dos acessos do seu site 

Este relatório você pode receber diretamente no seu e-mail, desde que você, obviamente, configure o Google Analytics para que o mesmo envie estas informações para você. 

Porém, o que é o Google Analytics? Em linhas gerais, trata-se de uma ferramenta do Google que, a partir de um pequeno código que você coloca no seu site, o mesmo fará a contabilização dos acessos. 

Para saber mais sobre o agendamento de relatórios por e-mail, veja o nosso vídeo explicativo sobre o assunto: 

2- Acompanhar os contatos que vêm do seu site 

Costumeiramente, os contatos que vêm do seu site virão através do e-mail. Porém, é mais interessante que o seu site primeiro execute o cadastro destes contatos em um banco de dados para depois fazer a rotina de enviar por e-mail, no caso para o seu e-mail. Se o seu site tiver esta opção, geralmente este banco de dados de contatos enviados estará situado onde você acessa o seu site para atualizar o mesmo, por exemplo.  

Desse modo, é importante que você use estas informações para saber quantos contatos você recebe por mês dentro do seu site. Para assim, estipular novas estratégias de marketing e divulgação, por exemplo, caso deseje coletar mais contatos. 

Lembre-se também de sempre verificar se a área de contato está funcionando no seu site. Pois assim, você mantém uma proximidade com seus potenciais clientes e impede qualquer tipo de empecilho dentre a sua empresa e o usuário. 

Além disso, você enquanto gestor também precisa ficar atento aos contatos que chegam através do seu site. Isto é, saiba o que as pessoas estão procurando e como elas estão chegando até o seu serviço. Não deixe isso apenas na mão de terceiros, ok? Visto que dessa forma você tem um controle ainda maior sobre os seus contatos. 

Para completar tudo que falei acima, vou deixar para você uma aula que gravei com exclusividade para os nossos clientes que possuem o plano de site com Treinamento de Marketing Digital, sempre as segundas-feiras eu gravo uma aula exclusiva, vou liberar essa aula para você, já que o assunto tem muita correlação com este tópico de acompanhar os contatos que vem do site

3- Atendimento online 

Antes de qualquer coisa, deixa eu te perguntar: você possui atendimento online no seu site? Não? Pois este pode ser o melhor momento para você planejar este tipo de suporte ao seu cliente. Para isso, você pode apostar em um software de atendimento, sendo que você encontra diversas opções disponíveis no mercado. Basta você pesquisar e investir naquela que mais combina com os seus objetivos. 

  • Na Vale da Web, por exemplo, usamos o JivoChat, sendo que este software permite que:
  • Chamemos o cliente que está online;
  • Façamos automatizações para convidar o cliente a conversar;

Entre outras possibilidades. 

Mas, qual a real importância deste tipo de atendimento? Bem, o que eu quero que você compreenda é que você precisa ter um controle acerca da quantidade de atendimentos online que o seu site tem recebido. Para isso, você precisará acessar o seu software de atendimento online, e depois disso, analisar estes contatos. 

Dica importante: Avalie o tipo de conversa que o seu colaborador está tendo com os clientes do seu site.  

Dica importante 2: Esteja online, pelo menos, 8 horas por dia. Para isso, aposte em aplicativo de celular. A ferramenta comentada JivoChat possui um excelente aplicativo para Android e IOS. 

E para finalizar esse tópico tão importante, olha só o que já aconteceu com um de nossos clientes, onde o dono do site e nenhum dos seus funcionários entravam na sua ferramenta de atendimento online, e ao se dar conta disso, percebeu-se que foram deixados potenciais clientes esperando por respostas que nunca receberam. Por isso, esta é uma das mais importantes métricas que nenhum dono de site pode ignorar. 

4- Se você utiliza o Google Ads: Saiba quais são os termos de pesquisa que geram cliques para o seu site

Independente da forma que você trabalha com o Google Ads (a partir de um colaborador interno ou a partir do auxílio de uma agência), é imprescindível que você saiba quais são os termos de pesquisa que geram cliques para o seu site. 

Mas, por que isso é importante? Bem, para ilustrar, vou lhe contar a história de um cliente:

Eu possuo um cliente que trabalha com a venda de cursos de oratória, na cidade de Blumenau – SC. Na época, este cliente comprou palavras no Google Ads, que continha “cursos” e “Blumenau”.  

Dessa maneira, se alguém pesquisasse, por exemplo, por “curso de massoterapia”, o anúncio dele também aparecia, mesmo sem relação ao termo pesquisado. Como consequência, muita gente acabava clicando sobre os links deste cliente, mesmo pesquisando outros assuntos diferentes, e o resultado disso, investimento em acessos nada qualificados para o que ele realmente queria vender para as pessoas. 

A partir disso, fizemos uma análise mais aprofundada dos termos, retiramos as palavras erradas, e como consequência, o negócio se desenvolveu como deveria. 

Por isso, esteja atento aos termos de pesquisa que levam os visitantes até o seu site, para assim, sempre ajustar o que for necessário. 

5- Otimização de sites para motores de buscas – SEO 

Está é uma das métricas super mega importantes: o SEO, ou a otimização do site pensado para motores de busca.. É muito importante que você esteja atento para o desempenho do seu site dentro de pesquisas no buscador Google. 

Por exemplo, seguindo a ideia dos cursos de oratória, o que é importante para uma empresa que vende este tipo de produto? Estar em primeiro lugar nas buscas, quando alguém digita por “cursos de oratória em Blumenau”.  

Desse modo, o dono deste site precisa fazer a mensuração deste posicionamento. Mas como é possível fazer esta medição? Bem, para isso, eu vou te passar um site que te ajudará a compreender um pouco mais sobre o desempenho do seu conteúdo como um todo. Estou falando do site Serp Robot. (https://www.serprobot.com/). O cadastro é super simples e rápido, e a partir do mesmo, você poderá mensurar qual o posicionamento do seu site para termos de pesquisa específicos. 

Desse modo, a partir destas informações você poderá estar otimizando os seus conteúdos para que os mesmos subam no posicionamento do Google e demais motores de buscas. Para facilitar o seu entendimento do que é SEO e se o seu site está pensado para o Google, assista esse vídeo abaixo: 

6- Acompanhar os resultados do Google Meu Negócio 

O Google Meu Negócio nada mais é do que uma ferramenta que permite o cadastro do seu negócio no mapa da sua cidade. Por exemplo, se você buscar o nome da sua empresa no Google, possivelmente irá se deparar com informações acerca da localização, contato e, até mesmo, fotos. 

Porém, se você nunca trabalhou com este tipo de ferramenta, eu aconselho você a estudar um pouco mais sobre esta possibilidade. Pois sim, você pode aprender mais sobre o Google Meu Negócio e, de antemão já lhe digo que o mesmo não é tão complexo assim. Além disso, vale salientar que ele é uma excelente ferramenta para posicionamento local. 

É muito importante que a partir desta ferramenta você saiba mensurar as avaliações que você recebe dos seus clientes. É imprescindível que você se atente para estas informações!  

Caso aconteça de você receber alguma avaliação muito negativa, você deverá saber o quanto antes para, dessa forma, responder às colocações do cliente da melhor maneira possível. Visto que se você não responder, outras pessoas poderão chegar até aquela avaliação e, a partir disso, podem “curtir” a mesma e em pouco tempo muita gente estará concordando com aquele comentário negativo, sem obter um posicionamento seu. 

Vale lembrar que quanto mais avaliações positivas você tiver, melhor será a sua colocação nas pesquisas, este é um dos diversos fatores que podem fazer seu ranking local subir no Google. Por conta deste fato, você precisa medir isso de uma maneira muito profissional. 

Para nossos clientes nós disponibilizamos uma área de EAD – Ensino a Distância, onde oferecemos, um curso sobre o Google Meu Negócio, de 5 horas e meia de estudos. Este curso pode ser encontrado também no site da Udemy. Curso de Google meu Negócio

Acompanhe as métricas que nenhum dono de site pode ignorar! 

Agora você já sabe quais são as métricas importantes e que precisam fazer parte das suas análises semanais, quinzenais e mensais, correto? Então, hora de pôr a mão na massa! 

Se houver alguma dúvida, não deixe de nos procurar. Estamos à disposição aqui nos comentários e em nossas redes sociais. Conte com a gente e até o próximo conteúdo! 

Escrito por: Luciano Arthur Bublitz, CEO da Vale da Web e Especialista em SEO.

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