Você quer saber se o seu site está preparado para o Google? Bem, existem 3 dicas que eu vou explicar neste artigo e que vão te ajudar a ter a resposta para essa pergunta.
Quer saber mais? Então confira o conteúdo abaixo!
O que é SEO?
Antes de mais nada, eu acredito que é muito importante que você entenda como o SEO funciona, já que é por meio dele que o seu site pode obter um bom posicionamento dentro do Google.
Bem, vamos lá: nós podemos definir o SEO ou Search Engine Optimization como um conjunto de práticas, estratégias e técnicas que podem ser utilizadas para que o seu site seja mais facilmente visto pelo Google como uma boa resposta para as dúvidas do usuário.
Na prática, isso significa permitir que o Google consiga “ler” melhor o seu site. Se você não conseguir fazer isso e acabar falhando na implementação de um bom SEO, seu site não vai alcançar o resultado esperado.
Afinal, o Google simplesmente vai ignorar o seu site e procurar por opções que pareçam estar mais alinhadas com o que o usuário está procurando na ferramenta e que esteja de acordo com o que o algoritmo dele acha importante.
Se você quer entender mais sobre o que é SEO, veja o vídeo abaixo:
Verificando elementos básicos de SEO do seu site
Conforme mencionei acima, os resultados que você pode obter dentro do Google estão diretamente ligados ao SEO do seu site. Aqui nós vamos verificar alguns elementos do SEO do seu site e para isso nós vamos utilizar a extensão do Google Chrome denominada SEO META in 1 CLICK:
Essa ferramenta exibe diversas informações do SEO de um site e isso facilita muito a análise do que está certo e do que está errado. Acredite, eu canso de entrar em sites, usar essas ferramentas e ver que há uma carência de boas práticas de SEO.
De qualquer modo, você precisa usar essa ferramenta para poder avaliar 3 elementos de qualquer página do seu site:
- Title;
- Description;
- H1.
O Title é o texto que o Google exibe na busca, que geralmente fica na cor azul e que após o primeiro clique fica totalmente roxo.
Já a description é o conteúdo que fica abaixo do Title. São geralmente duas linhas de um conteúdo explicativo sobre a página em questão.
Já a H1 está dentro da sua própria página e indica para o Google qual é o elemento ou informação mais importante daquela página.
Por exemplo, neste conteúdo abaixo você pode ver a H1 do artigo destacada na cor verde.
Agora que você entendeu o conceito inicial de SEO, você está preparado para entender as três dicas que vou passar abaixo.
3 dicas para saber se o seu site está preparado para o Google
Veja abaixo as 3 dicas para saber se o seu site está preparado adequadamente para o Google:
1 – O Title do seu site está otimizado corretamente?
O Title do seu site precisa conter a palavra-chave pré-determinada e que vai ser trabalhada na página em questão.
É muito importante que a palavra-chave apareça mais a esquerda possível do seu Title. No caso da imagem acima, ela está posicionada da melhor forma para a otimização de SEO. Em uma página inicial o título geralmente começa pelo nome da empresa, algo que também pode ser feito, porém muitos também usam o nome da empresa no final do título principal. Se possível nunca passe de 64 caracteres, pois é a média que o Google mostra na exibição de uma busca (o link azul).
2 – Sua meta description está otimizada?
A description precisa conter sua palavra-chave e deve gerar valor para o usuário. Isto é, ele precisa mostrar a ele porque vale a pena clicar no seu link, já que ela também irá aparecer dentro do Google para o seu usuário clicar, como no exemplo abaixo:
Todas as suas páginas precisam contar com uma description otimizada para SEO. Sugiro no máximo 140 caracteres, apesar que pode ser informado mais, porém 140 será a média que o Google vai mostrar numa busca.
3 – Você está usando a H1 correta?
A maioria dos sites que eu visito não contém uma H1 e muitos que a possuem não estão utilizando ela corretamente.
Nesse caso do exemplo acima, a H1 é diferente do title, pois no title temos sempre que lembrar que é necessário respeitar 64 caracteres e no H1 você pode ir um pouco além.
A H1 precisa conter a sua palavra-chave e deve estar diretamente atrelada a todo conteúdo que está na página e também ao title. Um bom exemplo é esse artigo que você está lendo. O Title é: 3 Dicas para saber se o seu site está preparado para o Google, e o H1 é exatamente igual, porque nesse caso esse título contou um total de 61 caracteres, agora se o title fosse maior, eu repensaria como escrever o title em 64 caracteres e no H1, poderia manter mais de 64 caracteres tranquilamente.
Além disso, é muito importante que todo o restante da sua página tenha correlação com esses 3 elementos para que o seu SEO esteja melhor otimizado.
Veja como todos os elementos dentro das H2 deste conteúdo falam sobre a mesma palavra-chave que a H1. Isso faz com que o Google entenda mais facilmente sobre o que o seu conteúdo se trata. Demais itens h3 e h4 também são importantes, porém já fazem partes de outros elementos do site, mas poderiam seguir fazendo parte o próprio artigo caso tivesse a necessidade de entrar mais fundo em sub títulos.
Caso tudo isso seja feito, seu posicionamento no Google tende a melhorar muito ao longo do tempo!
Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato comigo por meio do meu WhatsApp.
Para saber mais sobre Posicionamento no Google, veja estes artigos:
Porque minha empresa não aparece no Google meu Negócio?
Como Indexar um Site ou Página no Google em 2020 – Método Rápido e Oficial do Google
A Reflexão sobre o SEO e Google Ads em Tempos de Coronavírus
Qual a diferença entre SEO e Google Ads?